Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Notícia

Veja a primeira foto de James Franco no filme sobre os beatniks

Howl relembra o famoso processo judicial que Allen Ginsberg levou por causa de um poema

MH
08.06.2009, às 00H00.
Atualizada em 15.11.2016, ÀS 19H04

Howl, filme que leva às telas um dos momentos fundamentais do movimento beatnik, o julgamento do poema de Allen Ginsberg que dá nome ao filme, ganhou a sua primeira imagem. Confira na galeria James Franco como Ginsberg e Aaron Tveit como Peter Orlovsky.

"Howl" é uma das obras que definiram a geração beat, ao lado do romance On the Road, de Jack Kerouac. Escrito em 1955, contém referências a práticas sexuais que motivaram, dois anos depois, um processo por obscenidade contra Lawrence Ferlinghetti, dono da City Lights Bookstore, editora que publicava nos EUA a coletânea que continha o poema.

David Strathairn, Alan Alda, Jeff Daniels, Mary-Louise Parker e Paul Rudd também estão no elenco. Strathairn será o advogado de acusação Ralph McIntosh. Alda fará o juiz Clayton Horn. Entre as testemunhas de acusação foram listados o professor David Kirk (vivido por Daniels) e a personalidade do rádio Gail Potter (Parker). O crítico literário Luther Nichols (Rudd) foi uma das testemunhas de defesa.

Os documentaristas Rob Epstein e Jeffrey Friedman escrevem essa versão ficcionalizada da história e também serão produtores e diretores do filme. Estreantes como diretores em ficção, os dois foram procurados pela Allen Ginsberg Trust para realizar o filme, que comemora (ainda que um pouco atrasado) o 50º aniversário de "Howl".

O filme estreia em 2010.