O estilista Valentino, conhecido por fundar a marca de mesmo nome e por vestir celebridades de Jackie Kennedy a Nicole Kidman, passando por Barbra Streisand, Elizabeth Taylor e Sophia Loren, morreu ontem (19) aos 93 anos.
A fundação Valentino confirmou a notícia ao Deadline, sem citar a causa da morte, mas dizendo que Valentino morreu cercado por amigos e família em sua casa em Roma (Itália).
Nascido no Norte do país em 1923, filho de uma família rica, Valentino Garavani foi batizado em homenagem ao astro do cinema mudo Rodolfo Valentino, e cresceu obcecado pelo glamour hollywoodiano.
Após completar estudos de moda em Paris (França), ele foi aprendiz em marcas tradicionais como Balenciaga, Jean Dessès e Guy Laroche e voltou para a Itália em 1960, quando abriu a primeira loja do que se tornaria o império Valentino.
Foi com a ajuda de Giancarlo Giammetti, seu parceiro romântico e de negócios por toda a vida, que Valentino se tornou um dos nomes de destaque da moda mundial - especialmente depois de desenhar seis vestidos de alta-costura em preto-e-branco para Jackie Kennedy, que os utilizou durante o ano de luto após a morte do marido, John F. Kennedy, em 1963.
A partir daí, a marca Valentino cresceu pela Europa e eventualmente se espalhou pelo mundo, enquanto o próprio designer passou a encarnar um ideal de luxo representado pela sua grife - com casas em Roma, Paris, Nova York (EUA), Londres (Inglaterra) e Gstaad (Suíça), muitas das quais foram palco para as festas mais badaladas do mundo dos famosos.
Em 2006, Valentino apareceu brevemente em O Diabo Veste Prada, interprentando a si mesmo. Dez anos depois, repetiu o feito em outra comédia ambientada no mundo da moda, Zoolander 2 (2016).
O estilista estava aposentado das passarelas desde 2008, quando entregou sua última coleção durante um show glamouroso em Paris. Atualmente, a direção criativa da Valentino está nas mãos do estilista Alessando Michele.