Filmes

Artigo

Um brasileiro nas pistas de Speed Racer

Conheça o Green Energy, o carro da Petrobras que corre ao lado do Mach 5

05.05.2008, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H35

No início do ano, falamos que a Petrobras estaria presente em Speed Racer. De cara, alguns críticos já começaram a chorar que eram os cofres públicos sendo sangrados, mas não é bem por aí. O acordo entre a estatal brasileira e a Warner Bros. é, na verdade, de product placement. Traduzindo: a Petrobras pagou 1 milhão de dólares para ter sua marca citada no filme. O resultado disso foi a criação do Green Energy, um carro embalado pelo biocombustível feito pela empresa. É, portanto, um investimento de publicidade - e nem de longe está entre os mais caros.

speed racer

O Omelete foi até Los Angeles assistir ao filme e conversar com o elenco e pode garantir que o carro está lá, na corrida final. Mas a cena é muito rápida e com tantas luzes piscando, é preciso estar atento. Poderia ser um grande problema para os planos da Petrobras, mas eles transformaram isso em uma oportunidade: construíram de verdade um carro idêntico ao do filme (que só existe em pixels) e estão levando o Green Energy para todos os lados em ações promocionais.

No dia em que o carro ficou pronto, o Omelete foi lá conferir o resultado final e descobrir o que mais a empresa petrolífera está programando para mostrar o seu carro. Além de participar de exposições como Salão do Automóvel e corridas como Stock Car, a Petrobras criou promoções que vão dar um jogo de cards a quem abastecer em seus postos, além de brindes variados e até uma viagem aos Estados Unidos para conhecer os estúdios da Warner Bros.

Assista agora a uma entrevista exclusiva feita na oficina de Sid Mosca, que pintava os capacetes de Ayrton Senna, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi e cuidou da pintura do Green Energy e de capacetes especiais que serão sorteados (alguns inclusive aqui no Omelete!!):

Agora que você já conhece o carro, veja um vídeo oficial do making of do Green Energy e depois clique na galeria de imagens para ver mais.

Speed Racer, dirigido pelos irmãos Wachowski, estréia no Brasil em 9 de maio.

Leia mais no Especial Speed Racer