Filmes

Entrevista

Thor: Omelete Entrevista Tom Hiddleston

Ator que interpreta Loki fala sobre como conseguiu o papel no filme

26.09.2010, às 18H06.
Atualizada em 08.11.2016, ÀS 04H02

Depois do painel da Marvel na Comic-Con, tivemos a oportunidade de conversar com os principais envolvidos no filme do Thor. Nas semanas anteriores, publicamos as entrevistas com o diretor Kenneth Branagh e Kevin Feige, presidente de produção do Marvel Studios, Chris Hemsworth, o ator escolhido para interpretar o Deus do Trovão e as atrizes Natalie Portman e Kat Dennings. Hoje chegou a hora de mostrar para você o bate-papo que tivemos com Tom Hiddleston, o Loki.

Thor

Thor

Thor

Antes de pegar o papel de Loki, você primeiro fez teste para interpretar Thor, não foi?

Tom Hiddleston: Sim, inicialmente eu fiz teste para o Thor. Acho que quando estavam fazendo a primeira busca por Thor, mais ampla, eles estavam procurando qualquer ator de 1,80 metro, olhos azuis e que conseguisse falar inglês. Mas depois ficou bem evidente o que eles estavam procurando. Ken disse para mim que queria uma qualidade específica do ator para Thor, que queria que o primeiro instinto dele fosse físico. Ele disse: "Quando apontamos uma câmera para você, por bem ou por mal, o que vemos é inteligência. E acho que isso é melhor para Loki do que para Thor". E essa é a parte boa do Loki: ele é muito esperto. Bem mais inteligente que qualquer ser humano que já viveu. Os super-poderes que ele tem são os poderes de seu intelecto e a maneira que ele aproveita essa inteligência com seu lado sobrenatural. Então essa foi a parte divertida para mim. Além disso, ele é um vilão profundamente complexo e perturbado psicologicamente. Ele não é apenas um anarquista que quer destruir o mundo. Existem motivações muito profundas, que vêm de seu sentimento de traição e rejeição. É um bom desafio de atuação.

Eu gostaria que você esclarecesse uma coisa: a ação se passa em dois períodos temporais diferentes? Ou Thor cresce ao mesmo tempo que Loki?

A parte na Terra é totalmente século 21, 2010 ou 2011. Suponho que 2011, já que o filme sai em 2011. Asgard, essencialmente, é o Céu da mitologia nórdica. Do mesmo jeito que os deuses gregos viviam no Monte Olimpo, os deuses nórdicos vivem em Asgard, que é uma cidade brilhante no céu. Então se você olha para o céu a noite, Asgard é uma das estrelas mais brilhantes. E esse é um lugar eterno, não há um período específico de tempo ali. Acho que quando você é um deus, o tempo é uma coisa bem flexível. Então não é uma época definida. Acho que Asgard é a imaginação de uma cidade grandiosa, com palácios maravilhosos.

Que tipo de pesquisa você fez para o papel, para representá-lo um cara inteligente?

Bom, li todos os gibis, para começar. Comecei pelas mais antigas, do Stan Lee com ilustrações do Jack Kirby, em que ele é um vilão mais caricato, do tipo que dá aquelas risadas maléficas. Ele desce para a Terra e começa a transformar os carros de Nova York em sorvete, sem motivo algum. E depois ele se transforma em algo bem mais sombrio, conforme as histórias vão progredindo. Isso me levou na direção de dois personagens do Peter O'Toole. Um deles é em O Leão no Inverno, que é uma atuação maravilhosa em que Peter O'Toole interpreta um rei, cuja turbulência emocional interna é altamente conflitante. Ele ama e odeia a família ao mesmo tempo, quer deserdar os filhos. É meio que sobre o que o poder faz com a sua cabeça. Então pensei muito sobre isso. Há uma mudança grande do Loki no decorrer do filme. Ele começa como o irmão mais novo do Thor e aprende a verdade sobre sua linhagem adotiva. Isso, de certa maneira, alimenta o ciúme que existe dentro dele, como uma raiva cancerígena. Ele tem um sentimento muito forte de traição e rejeição, e de que sua identidade verdadeira tem sido uma mentira há muito tempo. E também sente que ele não pertence a lugar algum, que ele está totalmente sozinho. Esse sentimento de solidão, alimentado por sua inclinação para o mal, dá a ele muita raiva. E acho que criar todas esses sentimentos dentro de você é um grande desafio.

Já que não pegou o papel de Thor, você ficou feliz de não ter que malhar e fazer aquele treinamento rígido?

Eu tive que ficar bem em forma. Isso não aparece tanto, mas tive meu próprio regime e treino, porque eu tinha que lutar contra aquele cara enorme no fim do filme, então...

Obrigado.

Obrigado.

Thor estreia em 6 de maio de 2011. O Omelete entrevistou Kenneth Branagh, Kevin Feige, Chris Hemsworth, Natalie Portman, Kat Dennings, Tom Hiddleston e Clark Gregg, que será publicada na próxima semana. Fique de olho!