O trabalho de Brendan Fraser para encarnar um professor morbidamente obeso em The Whale incluiu até 130 quilos de próteses e um período de seis horas, todos os dias, na cadeira de maquiagem. Os detalhes da produção foram revelados em nova matéria da Vanity Fair.
Na verdade, várias próteses diferentes foram criadas para o filme, a serem usadas dependendo das necessidades da cena. Elas variavam entre 22 e 130 quilos, e foram criadas pelo artista Adrian Morot (Noé, O Regresso) a partir de escultura digital e uma impressora 3D - no estágio final, as próteses eram pintadas a spray para se aproximarem da textura da pele humana.
"Eu olhei para outras próteses de obesidade que foram usadas no cinema, na maior parte do tempo em comédias com piadas ofensivas... o humor vinha sempre do fato de que o corpo dessas pessoas 'desafiava a gravidade'. Não é o caso aqui", comentou Fraser.
Apesar de ter considerado a prótese "bonita e fascinante" quando a viu pela primeira vez, o ator confessou que foi "difícil e nem um pouco confortável" vesti-la todos os dias. Ele comparou a peça esculpida para o seu torso com "uma camisa de força com mangas".
O ator ainda disse que trabalhou ao lado de organizações ativistas na causa da obesidade para se preparar para o papel: "Eu rapidamente aprendi que é preciso uma pessoa muito forte para conseguir viver em um corpo como este. Isso pareceu apropriado, poético e prático para mim, tudo ao mesmo tempo".
Em The Whale, Fraser interpreta Charlie. Em luto após a morte de seu namorado, ele se voltou para a comida e engordou mais de 200 quilos. Agora, tenta se reconciliar com sua filha adolescente (Sadie Sink, de Stranger Things), depois que os dois se afastaram por conta de seu relacionamento com outro homem.
The Whale, cujo texto é baseado na peça homônima de Samuel D. Hunter (que também escreve o roteiro), conta ainda com Hong Chau (Watchmen), Samantha Morton (The Walking Dead) e Ty Simpkins (Jurassic World) no elenco. A estreia ficou para 9 de dezembro nos EUA, sem previsão no Brasil.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.