Após enfrentar uma disputa com a Warner Bros. Pictures e ser removido do Festival de Toronto do ano passado, The People's Joker enfim será lançado nos cinemas dos Estados Unidos. O filme é uma espécie de paródia de Coringa, o elogiado longa estrelado por Joaquin Phoenix, mas que conta a história de uma mulher trans aceitando sua própria identidade de gênero.
Dirigido, coescrito e estrelado por Vera Drew, The People's Joker (ou O Coringa do Povo, em tradução livre) utiliza a imagem do personagem da DC Comics para contar a história de Joker the Harlequim (Coringa a Arlequina), uma aspirante a palhaça tentando aceitar sua identidade como uma mulher trans. A história é inspirada na própria vida de Drew, que usa a fantasia para retratar preconceito, autoritarismo e isolamento.
"Este filme começou como um projeto autoral para artistas queer e eu fiz com meus amigos para processar como era se aceitar trans trabalhando na indústria do cinema e da TV", disse Vera, feliz com a confirmação de que a obra enfim verá a luz do dia. Segundo a sinopse, "após anos entorpecendo-se com ironia e um inalante chamado Smylex, uma aspirante a palhaça sem graça lida com a identidade de gênero, um primeiro amor e velhos inimigos enquanto funda um teatro de comédia ilegal em Gotham City".
The People's Joker reúne o trabalho de 200 artistas independentes que utilizaram diversas técnicas de filmagens que vão desde animação 2D, 3D e atores reais. O longa tem no elenco ainda Maria Bamford (Big Mouth), Bob Odenkirk (Better Call Saul), entre outros. Veja o trailer acima.