Filmes

Notícia

Suspiria | Amazon Studios é processado por "inspiração indevida"

Responsáveis pelo espólio de Ana Mendieta alegam que cenas do longa são similares ao trabalho da artista

28.09.2018, às 12H47.
Atualizada em 28.09.2018, ÀS 13H27

Segundo a Variety, o Amazon Studios está sendo processado pelos responsáveis pelo espólio da artista Ana Mendieta (que faleceu em 1985) por conta de similaridades entre a obra da artista e cenas de Suspiria.

Amazon Studios/Divulgação

Um aviso oficial foi enviado ao estúdio em julho, alegando que o teaser divulgado em 4 de junho continha duas cenas com similaridades a Rape SceneUntitled (Silueta Series, Mexico), trabalhos lançados na década de 70. A Amazon retirou o teaser e excluiu as cenas do trailer oficial, mas o espólio da artista alega que outras cenas do filme foram inspiradas pelo trabalho de Mendieta. 

O diretor Luca Guadagnino já havia comentado sobre as inspirações do longa, alegando que buscou referências de arte feminista para moldar o visual do remake. Além de Mendieta, Gina Pane, Francesca Woodman e Judy Chicago foram citadas pelo cineasta.

O filme acompanha - sob a lógica distorcida e surreal de um pesadelo - uma garota dos EUA que chega em uma escola de dança de elite na Alemanha para estudar balé. Na verdade, a escola é só fachada para uma doentia reunião de bruxas. Chloe Grace Moretz, Dakota Johnson, Tilda Swinton, Mia Goth e Jessica Harper estão no novo elenco.

O roteiro é de David Kajganich. A estreia está marcada para 2 de novembro nos EUA.