Enquanto o novo filme de Superman estreia com boas críticas, boa recepção do público e boas projeções de bilheteria, outro projeto do herói que estava em desenvolvimento nos últimos anos foi engavetado pelo CEO da Warner Bros. Discovery.
O projeto do Superman negro escrito por Ta-Nehisi Coates (autor vencedor do Pullitzter) e roteirista de Pantera Negra e Capitão América nos quadrinhos) teria sido rejeitado por David Zaslav por ser "woke demais", como informa o Wall Street Journal em longa matéria sobre os bastidores do DC Studios liderado por James Gunn e Peter Safran.
O longa, produzido por J.J. Abrams, se passaria durante a época do movimento em nome de direitos civis nos EUA, liderado por figuras como Martin Luther King Jr.. Em outras palavras, o filme não seria uma adaptação das histórias de Calvin Ellis (foto acima), Superman negro de outro universo DC nos quadrinhos que chega a ser presidente dos EUA.
A matéria, contudo, diz que Gunn e Safran ainda consideram fazer o projeto no futuro. Só não há movimento agora.
Tudo sobre o novo filme de Superman
Com David Corenswet (Pearl) no papel título, o elenco de Superman conta com Rachel Brosnahan (A Maravilhosa Sra. Maisel) como Lois Lane; Nicholas Hoult (Nosferatu) como Lex Luthor; Skyler Gisondo (Licorice Pizza) como Jimmy Olsen e Wendell Pierce (The Wire) como Perry White, editor-chefe do Planeta Diário.
Outros personagens da DC estarão no filme. Nathan Fillion interpreta o Lanterna Verde Guy Gardner, Isabela Merced será Mulher-Gavião, Edi Gathegi fará o Sr. Incrível e Anthony Carrigan está no papel de Metamorfo. Além destes, o filme tem María Gabriela De Faria como a Engenheira, personagem que depois aparecerá no grupo The Authority, que terá seu próprio filme. É esperado também que a Supergirl de Milly Alcock tenha uma ponta no filme.
James Gunn é o roteirista e diretor do novo Superman, que terá história focada num Clark Kent mais jovem, logo depois de deixar Smallville, e nos primeiros dias como repórter na cidade de Metrópoles. Paralelo ao começo de sua carreira profissional, ele também dá os passos iniciais como Superman. O filme, porém, não é uma história de origem, então não veremos Krypton explodindo ou os Kents o descobrindo.
Gunn é, além de roteirista e diretor do novo Superman, o novo chefão da DC, e supervisionará e produzirá todas as produções do novo universo de heróis adaptados dos quadrinhos, incluindo a série Lanternas, o filme Supergirl e o futuro Batman: The Brave and the Bold. Vale lembrar ainda que a saga Batman de Matt Reeves e estrelado por Robert Pattinson não faz parte do universo compartilhado, mesmo que Gunn confirme que já houve conversas sobre a possibilidade.
Já disponível em cartaz, Superman é o primeiro filme do novo DCU. A cronologia da franquia começou oficialmente, no entanto, com a série animada Comando das Criaturas, já disponível na HBO Max.