Filmes

Notícia

Steven Spielberg é processado por plágio

Espólio do produtor Sheldon Abend diz que Paranóia e Janela Indiscreta são praticamente iguais

10.09.2008, às 12H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H39

As comparações entre o recente suspense Paranóia e o clássico Janela Indiscreta presentearam Steven Spielberg, a DreamWorks e a Paramount Pictures com um problema judicial. O processo acusa o filme estrelado por Shia LaBeouf de ter copiado o conto que serviu de base para o roteiro do filme de Alfred Hitchcock.

paranóia

O processo foi aberto pelo espólio do produtor Sheldon Abend, detentor dos direitos autorais do conto "It Had to be Murder", também chamado "Murder From a Fixed Viewpoint" ou "Murder From a Fixed Perspective", escrito em 1942 por Cornell Woolrich. Abend alega que os produtores de Paranóia deveriam ter obtido autorização para o uso do conto assim como Hitchcock e James Stewart, diretor e astro de Janela Indiscreta, obtiveram. O processo também inclui como acusados de quebra de direito autoral a Viacom e a Universal Pictures.

Lançado em 1954, Janela Indiscreta mostra a história de um fotógrafo que começa a observar seus vizinhos quando é obrigado a ficar em casa para se recuperar após um acidente. O roteiro foi escrito por John Michael Hayes a partir do conto de Woolrich. É a mesmíssima premissa de Paranóia. O processo continua citando que o protagonista do conto e dos dois filmes se comporta essencialmente da mesma forma, interage com personagens similares e o enredo se desenvolve da mesma maneira.

Os direitos autorais da história escrita por Woolrich já foram objeto de processos anteriormente, incluindo um contra o próprio Hitchcock e James Stewart, encerrado em 1974. Um acordo fechado em 1990 dava à Universal o direito de utilizar o conto de Woolrich, mas o processo aberto agora alega que a participação da Universal na produção de Paranóia excede e quebra o acordo.

O processo acusa ainda Spielberg de recusar uma proposta de refilmagem de Janela Indiscreta para sua telessérie Amazing Stories em 1984 e 1996. Segundo os documentos do processo, Spielberg realizou cerca de 800 exibições teste de Janela Indiscreta com pessoas até 25 anos para medir a familiaridade do público com o filme - e a partir daí estudar se valeria fazer Paranóia. Produtor do filme dirigido por D.J. Caruso, Spielberg conseguiu até o mesmo estúdio 18 do terreno da Paramount para fazer Paranóia, o mesmo usado para as filmagens de Hitchcock.

Como era de se esperar em casos semelhantes os representantes dos envolvidos, Paramount, DreamWorks e Spielberg, declararam que não comentariam um processo em andamento.