Star Trek vai completar 60 anos em 2026. A obra criada por Gene Roddenberry vive um grande momento na TV novamente, com produções elogiadas e que foram abraçadas pelos fãs, como a terceira temporada de Picard, Lower Decks e Strange New Worlds, que retorna nesta quinta-feira (17) para sua terceira temporada e já tem mais duas confirmadas.
Confundida por muitos desavidos com Star Wars e sem a popularidade mainstream da produção de George Lucas, Star Trek sempre teve força na TV americana, seja nas reprises ou na criação de novos produtos, o que levou a marca a ter seis séries de TV, entre 1966 e 2005, quando Enterprise foi encerrada. Após um longo hiato, apenas em 2017, com Star Trek: Discovery e depois dos filmes de J.J. Abrams no cinema, é que Star Trek voltou a ter o espaço devido, agora também na Era dos Streaming.
Entre 12 seriados já lançados - e mais dois em produção para chegar em breve - somando quase 50 temporadas e 14 filmes - sendo um para TV - fica complicado saber por onde começar a assistir Star Trek. Se a Série Original, com os personagens mais icônicos, seria o caminho mais natural a se seguir, a idade dessa sessentona pode pesar um pouco para aqueles com os olhos mais acostumados ao cinema e TV dos dias de hoje.
Pensando nisso, preparamos uma lista com cinco produções de Star Trek que vão te ajudar a entender o espírito da franquia e se apaixonar por essas aventuras onde "ninguém jamais esteve". Confira!
Você encontra todos os filmes e séries de Star Trek no Paramount+.
Star Trek (2009)
Fãs mais puritanos podem torcer o bico para o feito de J.J. Abrams, mas é preciso aplaudir o que ele conseguiu aqui. Se utilizando do conceito de linhas do tempo alternativas, Abrams cria seu próprio universo de Star Trek, alterando um simples fato: o nascimento de James T. Kirk. Respeitando os personagens clássicos e injetando toda dose de adrenalina que o cinema blockbuster dos anos 2000 pedia, é um trabalho fantástico e muito por conta do incrível elenco que tem Chris Pine (Kirk), Zachary Quinto (Spock), Zoe Saldaña (Uhura), John Cho (Sulu), Anton Yelchin (Chekov), Simon Pegg (Scotty) e o melhor de todos, Karl Urban, como o médico da Enterprise, Leonard McCoy. Se você se apaixonar por esses personagens, o caminho está aberto para gostar ainda mais da série original.
Star Trek: A Nova Geração - 7 temporadas
A série original de Star Trek tem quase 60 e sim, para alguns é complicado ver uma produção para a TV daquela época, com orçamento reduzido e tudo mais. Se você é um desses, a dica é A Nova Geração, história que se passa cerca de 100 anos depois das aventuras de Kirk e cia. Lançada em 1987, a série teve sete temporadas e mostra a Enterprise-D, comandada por Jean-Luc Picard (Patrick Stewart). A série tem os episódios mais aclamados pelos fãs e inseriram aqueles que devem ser os vilões mais ameaçadores de toda a franquia: os Borgs.
Star Trek: Primeiro Contato (1996)
Segundo filme estrelando a equipe de A Nova Geração, Star Trek: Primeiro Contato é uma história de viagem no tempo, quando a Picard e sua tripulação precisam voltar para o passado e impedir que os Borgs dominem a Terra. O detalhe: eles farão isso impedindo que Zefram Cochrane (James Cromwell) realize o primeiro contato da humanidade com uma raça alienígena, grande passo para o desenvolvimento da Frota Estelar e da utopia criada por Gene Roddenberry. Enquanto parte da tripulação tenta ajudar Cochrane, a outra precisa impedir que os Borgs tomem conta da própria Enterprise. Uma aventura fantástica que funciona sozinha com uma das grandes histórias da franquia.
Star Trek: A Ira de Khan (1982)
O filme favorito da maioria dos trekkers, deixa de lado a tentativa de ser um 2001: Uma Odisseia no Espaço com Star Wars, do filme original de 1979, para cair de cabeça no que sempre fez a série da década de 1960 ser amada: bom roteiro e a dinâmica da tripulação principal. J.J. Abrams até tentou fazer um remake com Além da Escuridão, mas sem o mesmo peso da história comandada por Nicholas Meyer, com todo o elenco original, incluindo Ricardo Montalbán, que retorna 15 anos depois do episódio “Semente do Espaço”, como o impiedoso Khan Noonien Singh, para essa continuação da Série Clássica.
Star Trek: Strange New Worlds (2022 - )
Strange New Worlds talvez seja, hoje em dia, a melhor porta de entrada para Star Trek. A produção, prequel da Série Clássica, de 1966, mescla o melhor dos dois mundos: os roteiros com abordagens científicas e filosóficas sobre tempo, espaço, quem somos, para onde vamos e respeito ao próximo, com a ação e o suspense das aventuras mais modernas da Enterprise. Soma-se a isso um elenco inspirado, encabeçado por Anson Mount (Inumanos), como o Capitão Pike, personagem que seria o comandante da Enterprise no piloto original, criado por Gene Roddenberry, mas foi substituído pelo James T. Kirk, de William Shatner. Sem medo de arriscar - e muito até - Strange New Worlds já está na prateleira mais alta da franquia.