A Sony Pictures Animation oficializou o diretor do longa-metragem dos Smurfs. O estúdio, que entrou no projeto há um ano, escolheu Raja Gosnell para assumir o posto. Gosnell já trabalhou com mistos de computação gráfica e live-action mais de uma vez - são dele os dois Scooby-Doo em live-action e Perdido pra Cachorro.
O longa baseado na criação de 1958 do cartunista belga Pierre "Peyo" Culliford (1928-1992) será lançado tanto em 3D quanto em 2D. O roteiro de David Stem e David Weiss, dupla de Shrek 2 e 3, conta a origem dos seres azuis e do mago Gargamel, bem como sua obsessão com a Sopa de Smurfs e os segredos de seu castelo.
"Com a chegada de Raja, agora temos um brilhante diretor que já se provou capaz de mesclar comédia física e emoção honesta com live-action e personagens animados fotorealistas", disse ao Hollywood Reporter o produtor Jordan Kerner.
Um pouco atrasado para comemorar os 50 anos dos Smurfs, o longa chega aos cinemas dos EUA em 17 de dezembro de 2010. No Brasil, um pouco depois: 31 de dezembro.