O Sexto Sentido foi o primeiro filme meu que todo mundo foi assistir, e era um filme assustador. Quando Corpo fechado saiu, senti que as pessoas pensavam que era um engano, mas o filme não foi feito necessariamente para criar sustos. Eu não percebia que já estava sendo classificado dentro daquele gênero, diz.
Se eu me preocupasse demais com isso, não conseguiria escrever. Eu gostaria muito que as pessoas vissem Dama na água como uma parábola lírica, mas haverá pessoas que não o entenderão por já chegarem com idéias fixas na cabeça. Então, pensei seriamente em tirar meu nome do filme. Pensei nisso quando estava cogitando fazer A vida de Pi. Fiquei preocupado em pôr meu nome no projeto. É um livro fantástico com uma reviravolta no final, mas se eu colocar meu nome, imediatamente o filme perderá o equilíbrio do livro. Isso é algo contra o qual eu luto, completa.
Quando Shyamalan resolveu reinvestir nos sustos, saiu Sinais (2002). Quando conseguiu se emancipar da sina e se desvincular de gêneros, criou a obra-prima A vila (2004). Tomara, portanto, que siga pelo caminho libertário novamente - assinando os filmes ou não.
Na trama de A dama na água, o zelador Cleveland Heep (Paul Giamatti) resgata uma misteriosa jovem (Bryce Dallas Howard) da piscina do prédio e descobre que ela é, na verdade, uma criatura dos contos de fadas tentando voltar pra casa. Conforme o tempo passa - e Heep se apaixona - os moradores do prédio começam a perceber que eles também são parte daquela história, já que outros seres das fábulas espreitam e estão determinados a impedir que a moça retorne.
Jeffrey Wright, Bob Balaban, Freddy Rodriguez, Sarita Choudhury, Jared Harris e Bill Irwin completam o elenco. O filme estréia no Brasil em 1º de setembro.
Assista aos trailers já divulgados: