Filmes

Notícia

Shame | Drama com Michael Fassbender e Carey Muligan recebe a mais alta classificação etária dos EUA

MPAA coloca a mais alta restrição ao filme, a mesma dos filmes pornôs

26.10.2011, às 07H23.
Atualizada em 22.02.2017, ÀS 00H04

Shame, o elogiado drama do diretor londrino Steve McQueen (Hunger, premiado com a Camera d'Or no Festival de Cannes), recebeu a mais alta classificação etária existente nos Estados Unidos, a NC-17. Nela, que equivale à classificação "18 anos" brasileira, ninguém com 17 anos ou menos pode assistir ao filme, devido ao conteúdo sexual e linguagem.

Resta saber se a Fox Searchlight alterará o conteúdo da produção antes de seu lançamento, já que muitas redes de cinema se recusam a exibir produções NC-17. A classificação da MPAA (Motion Picture Association of America) é a antiga "X", a mesma dos filmes pornográficos.

O filme coloca Michael Fassbender (X-Men: Primeira Classe) no papel de Brandon, nova-iorquino de 30 anos que não consegue controlar sua vida sexual. Carey Mulligan (Educação) vive a sua irmã, Sissy, e James Badge Dale interpreta o chefe do protagonista. O filme é um drama moderno que explora a natureza das necessidades e como as pessoas reagem às experiências que as moldam.

O roteiro foi escrito por McQueen e Abi Morgan (Um Lugar Chamado Brick Lane). Shame estreia nos EUA em circuito restrito em dezembro, buscando indicações ao Oscar 2012.

Ainda não há previsão de estreia no Brasil.