Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Notícia

Shakespeare Apaixonado: Produtor diz que Julia Roberts deu prejuízo de U$ 6 mi

Estrela foi originalmente escalada para interpretar Viola de Lesseps

4 min de leitura
FP
07.03.2023, às 12H13.
Atualizada em 07.03.2023, ÀS 19H25

Créditos da imagem: Miramax e Buena Vista Pictures Distribution/Reprodução (Montagem Omelete)

Produtor de Shakespeare ApaixonadoEdward Zwick fez algumas revelações bastante interessantes sobre os bastidores do longa-metragem, que incluem um rombo de mais de US$ 6 milhões deixado por Julia Roberts, originalmente escalada para viver Viola de Lesseps, e ensaios desastrosos com a atriz de Uma Linda Mulher. O texto de Zwick foi publicado ontem (6) pela newsletter Air Mail.

Ele relatou uma viagem que fez com a atriz para a realizar leituras e testar a química com vários atores escalados para interpretar William Shakespeare. Na época, Zwick disse que a estrela ficou obcecada em escalar Daniel Day-Lewis para viver seu par – embora Day-Lewis já tivesse dito a Zwick que estava comprometido com as filmagens de outro longa 

Mais tarde, em um jantar com Roberts e o roteirista Tom Stoppard, na noite anterior à leitura com os atores, Zwick disse que a Julia “recebeu uma mensagem e se levantou, pegou sua bolsa, fez um rápido pedido de desculpas truncado por ter esquecido os planos de ver um velho amigo e debandou". Roberts, então, não apareceu na manhã seguinte para as leituras com os atores.

Zwick disse que se encontrou com a atriz em seu quarto de hotel, onde “ela começou a dizer que Daniel iria fazer o filme e que eu deveria cancelar o casting de hoje”.

Leitura desastrosa e fila para interpretar Shakespeare

O produtor se encontrou pessoalmente com Day-Lewis, que, novamente, lhe disse já estar comprometido com Em Nome do Pai. Zwick, então, pediu a um assistente que desse a notícia à equipe de Roberts. No dia seguinte, a atriz apareceu nas leituras de química e fez dupla com Ralph Fiennes.

Mesmo quando Ralph fez o possível para provocar o famoso sorriso da atriz, Julia mal esboçou alguma reação”, disse o produtor. “Não estou sugerindo que ela estava sabotando deliberadamente, mas, mesmo assim, foi um desastre. Tentei chamar a atenção de Ralph para pedir desculpas quando ele saiu, mas ele saiu correndo de lá. Depois que ele se foi, virei-me para Julia, esperando sua reação. ‘Ele não é engraçado’ foi tudo o que ela disse” – o papel acabaria com o irmão de Ralph, Joseph Fiennes.

O resto daquele dia e todos os dias da semana que se seguiram foram igualmente ruins”, continuou Zwick. Segundo o produtor, a lista com outros atores que cotados para viver Shakespeare contava com Hugh GrantRupert GravesColin FirthSean Bean Jeremy Northam. Contudo, Julia criticou todos eles. 

Problemas com a 'Linda Mulher'

Duas semanas depois, quando Julia finalmente concordou em fazer uma leitura com Paul McGann, os produtores chegaram à conclusão que a atriz não poderia interpretar a personagem. “Desde o momento em que ela começou a falar, ficou claro que ela não estava trabalhando no sotaque”.

Tentei encorajá-la, mas ela deve ter intuído meu desconforto e cometi o trágico erro de subestimar sua insegurança”, continuou ele. “Tendo sido catapultada para as alturas vertiginosas no topo da cadeia alimentar de Hollywood, ela deve ter ficado com medo de fracassar. Mas eu nunca conseguiria convencê-la a sair daquele buraco. Na manhã seguinte, quando liguei para o quarto dela, disseram-me que ela havia feito check-out".

Zwick entrou em contato com o agente de Roberts, que, segundo ele, o informou que "Julia havia voltado para os Estados Unidos e estava deixando o projeto". Depois, ao ligar para Tom Pollock, chefe da Universal na época, o produtor foi informado que a companhia já havia gasto mais de US$ 6 milhões no projeto naquele momento – por conta da possibilidade de contar com Roberts no papel principal, a companhia já havia começado a construir cenários, fazer figurinos, garantir locações e escalar outros nomes.

Anos mais tarde, Shakespeare Apaixonado acabaria sendo revivido por Harvey Weinstein na Miramax Pictures. 

No longa, acompanhamos um jovem William Shakespeare (Joseph Fiennes) passando por um bloqueio criativo durante o processo de escrita de uma peça. Um dia, ele conhece Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), uma jovem que sonha em atuar, algo proibido no final do século XVI. Para burlar o preconceito e ter sua chance, Viola se disfarça de homem e começa a ensaiar o texto de Will, e se descobre apaixonada por ele. O longa arrecadou mais de U$ 289 milhões e ganhou sete Oscars, incluindo os de melhor filme e atriz para Paltrow. 

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Webstories