Filmes

Notícia

SET - Mostra SP 2008

Documentário busca entender o que fazem os diretores de arte

20.10.2008, às 00H00.
Atualizada em 09.11.2016, ÀS 03H05

SET, documentário mexicano de Adriana Camacho, começa como uma grande homenagem àquelas letrinhas que fazem muita gente sair do cinema e pouquíssimas vezes são respeitadas na TV aberta. Lembro-me bem do Matrix Reloaded, que tinha mais de 10 minutos de créditos antes da cena teaser do Matrix Revolutions.

SET

SET

Sim, fazer filmes não é uma tarefa só dos diretores e atores. Por trás de tudo aquilo há a real indústria do cinema. Aquela que começa a trabalhar muito antes dos atores e constrói os sets onde eles vão trabalhar por alguns dias.

O longa-metragem busca entender quem são e o que fazem os diretores de arte e decoradores, e acompanha construção e desmontagem (ou deveria dizer demolição?) de sets de novelas mexicanas, filmes e até comerciais.

Logo no início, a diretora vai andando por um set em montagem. Os trabalhadores não escondem a falta de intimidade com a câmera, olhando diretamente para ela com uma mistura de estranheza e timidez. As imagens dessas andanças por enormes galpões ou dentro dos cenários já montados são sempre com uma câmera na mão, o que causa o "efeito Bruxa de Blair". Mais interessantes são as imagens que mostram a montagem de grandes sets a partir de um tripé fixo.

Se consegue bons depoimentos de diretores de produção de filmes como Un Mundo Maravilloso, Sleep Dealer e O Labirinto de Fauno, Adriana peca pela falta de cuidado com as imagens que consegue e com o som das entrevistas. Uma grande pena.

Ah, sim, sobre o que faz um diretor de arte, a resposta resumida é: recria a realidade - ou cria uma nova, no caso das ficções científicas - , bola espaços e objetos que refletem os personagens. É esta busca do real o que diferencia o cinema e TV do teatro, que joga mais com a imaginação.

A forma amadora como tudo se desenrola no documentário o deixa com cara de trabalho universitário. Mas, por outro lado, deve ser justamente este o público mais interessado no filme, os estudantes de cinema.