Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Notícia

Membro da produção de Sem Chão, doc vencedor do Oscar, é morto na Palestina

Co-diretor do filme lamenta perda do amigo

2 min de leitura
MF
29.07.2025, às 12H54.
Atualizada em 09.09.2025, ÀS 08H46

Créditos da imagem: Ofer Cassif

Odeh Hathalin, membro da equipe de produção do documentário vencedor do Oscar, Sem Chão, foi morto esta semana na Palestina. O artista foi assassinado a tiros por um colono israelense.

 

Webstories

Em uma postagem nas redes sociais, o jornalista e documentarista Yuval Abraham, que co-dirige o filme, relatou que Hathalin foi baleado no peito na segunda-feira por um militar. O cineasta disse que o agressor foi identificado por moradores locais como Yinon Levi, que faz parte de um grupo de colonos israelenses que operam na Cisjordânia (via Deadline).

"Um colono israelense acaba de atirar nos pulmões de Odeh Hadalin, um ativista notável que nos ajudou a filmar Sem Chão em Masafer Yatta. Os moradores identificaram Yinon Levi, sancionado pela UE e pelos EUA, como o atirador. Este é ele no vídeo atirando como um louco", disse o diretor.

Relembre o histórico de violência contra a equipe de Sem Chão

Este não é o primeiro caso de violência contra os membros da equipe de Sem Chão. Pouco após a vitória no Oscar, o diretor palestino Hamdan Ballal foi linchado, sequestrado e torturado por militares israelenses.

Ballal foi inicialmente agredido por colonos israelenses em um ataque que aconteceu na última segunda-feira (24), por volta das 18h locais (13h de Brasília). Segundo relato do veículo israelense Haaretz, a confusão começou quando um colono abordou um grupo de palestinos na vila de Susya.

Quando os palestinos pediram que ele se retirasse, dúzias de outros colonos apareceram e começaram a atacá-los com paus e pedras, além de destruir estruturas como tanques de água e carros. Soldados sequestrara a ambulância chamada por Ballal após o ataque, e ele foi levado para uma prisão israelense, de acordo com o relato de Abraham.

Sobre o filme

Sem Chão, dirigido por Abraham e Ballal ao lado de Rachel Szor e Basel Adra, acompanha a luta dos palentinos originários da comunidade de Masafer Yatta, no Sul da Cisjordânia, através dos anos, conforme o exército israelense inicia demolições sistemáticas de suas casas e construções comunitárias, a fim de instalar um campo de treinamento militar na região.

Sem Chão venceu o Oscar de Melhor Documentário, e ainda está em exibição em alguns cinemas brasileiros. O longa chega ao streaming Filmelier+ em abril.