Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Artigo

São Paulo recebe sua primeira mostra de filmes hip hop

São Paulo recebe sua primeira mostra de filmes hip hop

EV
25.07.2005, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H18

Bomb the System

Style Wars

Keepintime

Desde que surgiu na periferia das grandes cidades, há vinte anos, o movimento hip hop não parou de crescer. Já faz tempo que o estilo saiu do underground para se tornar uma das indústrias culturais que mais movimenta cabeças e dinheiro no hemisfério norte - notoriamente pela força do rap, sua faceta musical.

Para ajudar a destrinchar esse mundo e suas particularidades, São Paulo recebe no Cinesesc sua primeira grande mostra de filmes hip hop voltada à massa da classe média da cidade - que não é o público consumidor original, mas aquele que faz movimentar a indústria hoje.

A boa seleção da mostra traz doze filmes, entre curtas e longas-metragens, documentários e peças de ficção, a maioria produzida nos últimos cinco anos.

O destaque maior vai para o clássico Style wars (1983), documentário produzido no começo da década de 80 que registrou, no calor dos acontecimentos, a cena do hip hop nova-iorquino, dando especial atenção aos grafiteiros que invadiram a cidade (e os metrôs) da época.

Outros bons registros são Freestyle (2000), que retrata os duelos de MCs em competições de rimas improvisadas, e Thug angel (2002), o elogiado documentário sobre o rapper Tupac Shakur, assassinado em 1996.

Entre as ficções, a estrela é Bomb the system (2002), drama sobre um grafiteiro interpretado por Mark Webber (Histórias proibidas). O filme recebeu ótimas críticas quando foi lançado nos EUA.

Por último, mas não menos significativo, a mostra exibe o excelente Keepintime: a live recording (2004). A gravação registra um show do projeto Keepintime, que reúne DJs da cena atual com bateristas de funk das antigas, uma preciosidade para os aficionados por música.

Mas apesar da respeitável programação, que inclui até um curta do filho do cineasta Costa-Gravas, a mostra peca por só dar olhos à vertente norte-americana do hip hop, sem abrir espaço ao que acontece em solo brasileiro. O país acaba sendo relegado a uma rápida aparição dentro de Keepintime, sobre a parada do projeto em São Paulo, quando trocou os bateristas americanos por músicos brasileiros. Mais uma vez, acabamos olhando para nosso próprio umbigo apenas através da ótica estrangeira.

Serviço:

Primeira mostra de filmes hip hop de São Paulo
Quando: 22 a 28/07
Veja a programação completa no site oficial
Quanto: entrada franca
Onde: Cinesesc - Rua Augusta, 2075 - Tel. 11 3082 0213