Tree of Life, o próximo filme do cultuado cineasta Terrence Malick (O Novo Mundo), estrelado por Brad Pitt e Sean Penn, em produção desde 2007, até agora teve poucos detalhes divulgados. Já se falou que teria dinossauros, IMAX, 3-D... O Hollywood-Elsewhere teve acesso ao roteiro e esclarece, pelo menos, dúvidas sobre a trama.
Falar de trama é complicado em matéria de Malick porque seus filmes contemplativos partem de premissas tênues, e é potencialmente inócuo porque os longas do diretor mudam dramaticamente na sala de montagem. Mas já dá pra prever que será um projeto ambicioso - e os dinossauros estão lá.
O grosso do roteiro se passa nos anos 50. O protagonista é Jack, o mais velho entre três irmãos de uma família texana, que está aprendendo as coisas da vida. Tree of Life começa com a morte de um dos irmãos, a família em desespero, e então mostra o crescimento de Jack (vivido por Sean Penn), deprimido, no mundo moderno.
"Daí o filme basicamente vira um Koyaanisqatsi [documentário sem narração feito de recortes de cenas], mostrando o desespero do nosso mundo, da urbanidade etc. A ideia é espelhar o desespero de Jack no mundo ao seu redor. Como o roteiro coloca, é 'uma miséria suprema abandonar uma pessoa à dança ocupada das coisas que se vão'", diz o site.
Passado esse prólogo, Tree of Life então parte para flashbacks no início dos tempo. Malick mostra a criação das galáxias, a evolução, até os dias de hoje. Os dinossauros aparecem de relance, em meia página de roteiro, e são substituídos pelos mamíferos. "A linguagem do roteiro é belíssima - meio filosófica, meio científica", prossegue o site.
E volta para Jack. Das 126 páginas de roteiro, cerca de cem são dedicadas à infância e ao crescimento do personagem. E então a terceira parte do filme avança no futuro - até a morte do universo e um novo Big Bang. A ideia não é diminuir os dramas humanos, mas mostrar que "a mesma energia que queima estrelas e nébulas também queima dentro de nós".
Até agora a única imagem divulgada do filme é a foto ao lado, na galeria, que mostra Brad Pitt e Jessica Chastain como o Sr. e a Sra. O'Brien, os pais de Jack (quando jovem vivido pelo novato Hunter McCracken). Malick rodou no Texas com o diretor de fotografia mexicano Emmanuel Lubezki, que trabalhou em O Novo Mundo.
Os últimos rumores dizem que Tree of Life não ficará pronto a tempo de participar do Festival de Veneza, nem do de Toronto (ambos em setembro). A última previsão de estreia nos EUA, porém, parece otimista: novembro deste ano.