Filmes

Notícia

Robby Müller, diretor de fotografia de Paris, Texas, morre aos 78 anos

Profissional trabalhou com nomes como Jim Jarmusch, Lars von Trier, entre outros

05.07.2018, às 10H33.

O diretor de fotografia Robby Müller, conhecido por trabalhos como Homem-Morto (1995), Ondas do Destino (1996) e Paris, Texas (1984), morreu aos 78 anos.

Reprodução

De acordo com o The Guardian, a informação foi confirmada por um jornal holandês, que afirmou que o profissional morreu em casa, após anos enfrentando uma demência muscular que o impedia de falar e se mover sozinho.

Nascido em 1940, Müller estudou na Academia de Cinema da Holanda e começou a trabalhar entre as décadas de 60 e 70, quando iniciou sua parceria de longa data com o diretor Wim Wenders. Ele trabalhou em Paris, Texas, que venceu a Palma de Ouro em Cannes, em 1984, e também ficou famoso pelo longa O Amigo Americano (1977), também de Wenders.

Um de seus últimos trabalhos foi A Festa Nunca Termina (2002), comandado por Michael Winterbottom. No Twitter, o diretor Jim Jarmusch lamentou a morte:

“Perdemos o notável, brilhante e insubstituível Robby Müller. Eu o amo muito. Ele me ensinou muitas coisas e, sem ele, acho que eu não saberia nada sobre cinema. RIP meu querido amigo Robby”.