O cineasta britânico Ridley Scott fez duras críticas à produção da Hollywood atual e afirmou: prefere rever seus próprios filmes do que assistir às novidades.
"A quantidade de filmes produzidos hoje em dia, literalmente milhões no mundo todo, e a maioria é uma porcaria", disse Scott (via World of Reel). "Então, o que eu faço, e é uma coisa horrível, mas comecei a assistir meus próprios filmes, e eles são realmente muito bons! E, além disso, não envelhecem", concluiu. O último lançamento de Scott foi Gladiador 2, que teve recepção mista de crítica e público. Anteriormente, o cineasta que criou a saga Alien e Blade Runner também dirigiu Napoleão.
Perguntado pelo The Guardian sobre a possibilidade de um terceiro longa-metragem da franquia Gladiador, Scott respondeu: "Gladiador [3] está no processo neste exato momento. Já sobre um prelúdio de Alien, se eu tiver alguma ideia, claro [que faria]". O diretor, entretanto, não deu detalhes sobre uma possível trama. É provável que, no momento, Ridley Scott esteja trabalhando em um primeiro esboço do roteiro para tentar financiamento para o projeto.
O elenco de Gladiador 2 conta com Paul Mescal, Denzel Washington e Pedro Pascal, entre outros astros. Também retorna Connie Nielsen, que viveu Lucilla no filme original. A continuação tem roteiro de Peter Craig (Top Gun: Maverick) e conta com Ridley Scott de volta à cadeira de diretor.
Gladiador 2 está disponível no Paramount+ e na Netflix.