Tudo bem que a popularidade de Tom Cruise não é mais a mesma desde que ele se tornou garoto propaganda da cientologia, mas os alemães exageraram um pouco na dose. Por acreditarem ser a cientologia um esquema para angariar dinheiro disfarçado de religião, as autoridades alemãs não a reconhecem.
1

E desta vez, foram além!
Por temerem uma posterior utilização do filme como forma de propaganda para a fé do ator, barraram a utilização de bases militares do país para as filmagens de Valkyrie, thriller dirigido por Bryan Singer (X-Men, Superman - O Retorno).
"[Os cineastas] não terão autorização para filmar nas bases militares da Alemanha se Conde Stauffenberg for interpretado por Tom Cruise, que é publicamente conhecido por ser membro do culto cientologista", disse o Ministério da Defesa através de seu porta-voz. "Em geral, o Bundeswehr (exército alemão) tem interesse especial na personificação dos eventos de 20 de julho de 1944 e Stauffenberg." Descendentes do Claus Schenk Graf von Stauffenberg também têm demonstrado seu temor de que a escalação de Cruise para o papel principal se torne uma forma dele ficar espalhando suas crenças.
Velha de guerra, a produtora Paula Wagner, sócia de Tom Cruise na United Artists Entertainment, logo respondeu: "Para deixar tudo bem claro, Valkyrie é um thriller de apuramento histórico que apresenta a resistência heróica do Cel. Claus Schenk von Stauffenberg durante a Segunda Guerra como figura de princípios que ele foi, e nós acreditamos que vai lembrar ao mundo que até mesmo na alta cúpula do exército alemão existia resistência ao regime nazista. Valkyrie foi criado e trazido até a United Artists por Bryan Singer e Christopher McQuarrie. Baseado em um fantástico roteiro escrito pelo Sr. McQuarrie e Nathan Alexander, nós demos a ele o sinal vermelho. O Sr. Singer, o diretor, então ofereceu o papel do Cel. Stauffenberg a Tom Cruise porque julgava ser ele perfeito para interpretá-lo. À parte da óbvia admiração pelo homem que vai interpretar, as crenças pessoais do Sr. Cruise de forma alguma influenciaram na trama do filme, seus temas ou conteúdo. E apesar do fato de que poderíamos rodar o filme em qualquer lugar do mundo, nós acreditamos que a Alemanha é o único lugar onde faríamos justiça à história."
Bons tempos aqueles em que Trey Parker e Matt Stone faziam graça com a cientologia pedindo "Tom, sai do armário". O mundo está ficando sério demais...
A trama de Valkyrie acompanha um esquema de oficiais alemães para assassinar Adolph Hitler durante a Segunda Guerra. A história é baseada em fatos. O thriller marca a reunião de Singer com o roteirista de Os Suspeitos, Chris McQuarrie. Ambos produzem.