Filmes

Lista

Rei Arthur | Conheça os lugares que tornam a lenda uma realidade

Um passeio pela Inglaterra e País de Gales nos locais que afirmam ser parte da fábula

20.05.2017, às 11H50.
Atualizada em 20.05.2017, ÀS 22H02

A estreia do filme Rei Arthur: A Lenda da Espada reacendeu a curiosidade dos espectadores em relação a uma das maiores lendas da história. Para descobrir mais sobre a fábula, o Omelete foi convidado pelo Visit Britain para conhecer os locais na vida real que deram origem aos contos que ficaram famosos em suas diversas adaptações para o cinema e TV.

Távola Redonda

Tão famosa quanto o próprio Rei Arhtur, a verdadeira Távola Redonda é localizada no condado de Cumbria, ao norte da Inglaterra. Ao contrário do que muitos pensam, não há ruinas, nem algum indício que uma grande mesa estivesse por lá. Na realidade, o local é um grande descampado circular do período Neolítico. Por conta do seu formato de arena, acredita-se que ali era onde o Rei reunia seus cavaleiros, que eram tratados como iguais. Saiba mais sobre a Távola aqui

Castelo de Carlisle

Segundo a lenda, Rei Arthur vivia em Camelot. Em Carlisle, ao norte da Inglaterra, um grande castelo localizado no meio da cidade é tido como a “Camelot da vida real”. Fundado em 1092, por William Rufus, por aqui teria acontecido o casamento do monarca com Guinevere e também seria o lugar de encontro com seu conselheiro Merlin. O rumor sobre a lenda veio depois que historiadores compararam as paisagens vistas do castelo com as descritas nos contos, e de fato elas eram muito similares. Além do Rei Arthur, o local também é famoso por ter sido a locação da série Outlander.

Lago Ullswater

Em Cumbria, ao norte da Inglaterra, é localizado o lago Ullswater, onde é possível fazer um passeio de barco para conhecer as histórias do Rei Arthur que figuram no local. Por lá, acredita-se que que um dos cavaleiros da Távola Redonda, Sir Tristão, está enterrado em suas margens. E também,  outro Cavaleiro, Sir Eglamore, viveu com sua mulher na beira do lago. A lenda diz que sua esposa tinha sonambulismo e se afundou na água, inspirando o famoso poeta William Wordsworth a compor um de seus poemas mais famosos, “A Sonâmbula”.

Lagos Llydaw, Dinas e Ogwen

Se você quer saber onde está a espada Excalibur do Rei Arthur, a dica é: ela está no fundo de um destes lagos, na região de Snowdonia, no País de Gales. A lenda difere sempre entre os três, porém a sorte é que todos são muito perto um do outro, sendo fácil admirar suas paisagens e quem sabe, descobrir qual é o real. 

Ruínas da abadia Valle Crucis

Com a reforma anglicana, de Henrique VIII, muitas igrejas, paróquias, abadias e mais foram destruídas por conta da implementação da nova religião, incluindo a Valle Crucis, localizada na cidade de Llangollen, no País de Gales. Porém, grande parte da sua estrutura resistiu e aqui é dito que Percival, um dos cavaleiros da Távola Redonda, estava à procura do Cálice Sagrado, outra grande história que faz parte da lenda do Rei Arthur.

Da Távola Redonda, ao castelo onde o monarca supostamente viveu, dê um passeio pela Inglaterra e País de Gales em uma lista dos lugares onde grande parte da lenda nasceu. Confira:

Maen Huail

Em uma pedra, no meio de Ruthin, no País de Gales, reside a lenda que o Rei Arthur decapitou seu rival Huail, após ele invadir suas terras. Quase escondida em uma esquina, ao lado do Castelo/Hotel Ruthin, é uma das atrações da cidade.