Muita gente percebeu que, ao divulgar sua lista de 20 melhores filmes de 2010, Quentin Tarantino deixou de fora Um Lugar Qualquer (Somewhere), embora tenha dado ao filme o Leão de Ouro quando presidiu o Festival de Veneza, em setembro.
somewhere
Na época, Tarantino foi acusado de favoritismo por já ter namorado a diretora Sofia Coppola, e a lista reacendeu a controvérsia. O diretor precisou se justificar, em entrevista à revista New York, e disse que a lista passou uma impressão errada.
"Estou um pouco constrangido, na verdade. Porque eu nunca quis que essa lista soasse como uma cutucada contra Somewhere ou Sofia. Eu simplesmente não levei em consideração, para a lista, nenhum filme que eu já tivesse visto em Veneza", defende.
" O mundo já sabe o que eu penso daqueles filmes, eles estão em uma caixa separada. Eu estava a serviço naquela época, não vendo os filmes em cartaz, de forma independente", emenda. E corrige: "Agora penso que eu deveria ter incluído [Somewhere na lista], achei que ninguém estivesse prestando atenção. Se eu soubesse que viraria isso [essa polêmica], teria colocado no top 10".
O Omelete viu o filme no Festival do Rio - leia a crítica. Um Lugar Qualquer estreia no Brasil em 28 de janeiro.