Fenômeno popular entre crianças e idosos, a série de desenhos Pocoyo vai ganhar uma retrospectiva no Anima Mundi. Seus criadores David Cantolla, Guillermo García Carsí e Luis Gallego virão ao Brasil para falar sobre a concepção visual das aventuras do garotinho, cujos amigos mais fiéis são um pato amarelinho e a elefanta rosada Elly.
“Pocoyo já entrou no imaginário de milhões de crianças e representa o papel educativo que a animação tem para ensinar até para quem está na fase da pré-escola”, diz Aída Queiroz, uma das diretoras do festival.
O festival também trará para o Rio de Janeiro os integrantes da equipe de animação de Ilha de Cachorros, filme que deu a Wes Anderson o Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim. Previsto para estrear no Brasil no dia 19 de julho, a produção foi animada em stop motion (técnica na qual objetos são filmados quadro a quadro, simulando movimento) e fala sobre um garotinho que viaja até um lixão para resgatar seu cão de estimação. Nas bilheterias, o longa-metragem já arrecadou US$ 57 milhões pelo mundo afora. Para falar sobre a concepção plástica do filme, Anderson enviará ao Brasil um talento de seu time de animadores, Matias Liebrecht.
Antenado aos traumas da realidade contemporânea, o Anima Mundi prepara numa mostra só de documentários, chamada de Panorama Doc, que buscou títulos de vários pontos do mundo, todos animados. Da Coreia do Sul veio For Her, que documenta o tráfico de mulheres no mercado da escravidão sexual. Da Polônia, os curadores trouxeram Moczarski’s Case, no qual somos apresentados à história de um escritor acusado de ser um simpatizante da causa nazista. Da Argentina, o destaque de não-ficção é Un Oscuro Día de Injusticia, da dupla Julio Azamor e Daniela Fiore, sobre artistas sequestrados em meio às ditaduras latinas.Novas atrações ainda serão anunciadas nas próximas semanas.
Este ano, a maior maratona de animação da América Latina acontecerá de 24 a 29 de julho no Rio de Janeiro e de 1 a 5 de agosto, em São Paulo. Serão exibidos 405 filmes inéditos de 40 países.