Piratas Pirados! (The Pirates! Band of Misfits) - o retorno ao stop-motion da Aardman, o estúdio de Wallace & Gromit - foi alvo há algumas semanas de uma reclamação de grupos de combate à lepra, como a ONG Lepra Health In Action e as International Federation of Anti-Leprosy Associations. O descontentamento surtiu efeito.
A Aardman anunciou que está modificando a cena do filme - presente no primeiro trailer - que faz graça com a doença. Na cena, o pirata Capitão desembarca num navio rival atrás de ouro, mas descobre que é um barco de leprosos quando cai o braço esquerdo de um dos piratas.
Segundo as organizações, a cena estigmatiza ainda mais a lepra. O estúdio então soltou hoje um comunicado: "Depois de reavaliar a questão, decidimos mudar a cena em respeito àqueles que sofrem de lepra. A última coisa que qualquer um queria aqui era ofender alguém, e é claro para nós que a melhor maneira de proceder é honrar os esforços feitos por organizações como a ILEP para educar o público sobre essa doença".
Co-fundador do estúdio, Peter Lord volta à direção pela primeira vez desde A Fuga das Galinhas na adaptação da série de livros The Pirates!, de Gideon Defoe. Lord, Defoe e os roteiristas Andy Riley e Kevin Cecil cuidaram do roteiro, dedicado ao primeiro volume da série literária, The Pirates! In An Adventure With Scientists.
Na trama, o pirata Capitão (Hugh Grant) é um aventuresco, embora nem sempre bem sucedido, terror dos Sete Mares. Seu sonho: derrotar Black Bellamy (Jeremy Piven) e Cutlass Liz (Salma Hayek) e levar o troféu de Pirata do Ano. Para conseguir, Capitão vai com sua tripulação da exótica Ilha de Sangue às ruas da Londres vitoriana, batalhando contra a Rainha Vitória (Imelda Staunton) e com a preciosa ajuda do jovem Charles Darwin (David Tennant).
Martin Freeman, Russell Tovey, Brian Blessed, Brendan Gleeson e Ashley Jensen também estão no elenco de vozes. Jeff Newitt codirige o filme com Lord. Piratas Pirados! estreia em em 30 de março.