O longa Pequeno Segredo, de David Schurmann, será o representante do Brasil no Oscar 2017. O filme vai tentar uma vaga para a lista final dos indicados a Melhor Filme em Língua Estrangeira (via G1).
O anúncio final será em 24 de janeiro de 2017 e a cerimônia de entrega acontece em 26 de fevereiro, em Los Angeles. Antes disso, uma lista de semifinalistas será divulgada em dezembro.
Anteriormente, o longa Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, era um dos favoritos. Vários diretores chegaram a tirar sua produções da disputa em protesto a presença do crítico Marcos Petrucelli na comissão de escolha do candidato - saiba mais.
Pequeno Segredo é baseado em uma história da Família Schurmann, conhecida por suas aventuras ao redor do mundo como navegadores, com Kat. A menina foi adotada por Heloisa e Vilfredo depois que seus pais biológicos descobriram ser portadores do vírus HIV. O enredo conta como o casal passou a viver com a delicada escolha de manter ou não um segredo que vai além da adoção.
A estreia nos cinemas está marcada para 10 de novembro. O livro que inspirou a produção será relançado no Brasil em outubro - saiba mais.