O escolhido para a homenagem é Robert Redford, já premiado como diretor em Gente como a gente (Ordinary People, 1980), além de ter sido indicado mais algumas vezes como ator e diretor. E quanto à morte, ela parece bem distante, com Redford trabalhando a todo vapor, embora nem sempre com o mesmo sucesso de quando era o grande queridinho das meninas - alguém lembra de Proposta indecente, pelo qual ele foi indicado ao Framboesa Dourada de pior ator&qt;&
A homenagem, sem dúvida, vai incluir os agradecimentos de gente como Bryan Singer, Steven Soderbergh e o quase desaparecido Quentin Tarantino, que deve sua chance ao Sundance Film Festival criado por Redford em 1981.
O outro homenageado com um Oscar honorário será Sidney Poitier, que o público parece que só viu em Ao mestre com carinho, mas que possui um currículo invejável para quem começou a carreira numa época em que atores negros só faziam papel de escravo em drama de época e empregado. Poitier quebrou todas as barreiras e, ao seu modo, também abriu caminho para gente como Will Smith, Denzel Washington e Halle Berry.