Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Notícia

Oppenheimer | Como Christopher Nolan reproduziu explosão da bomba atômica

Filme estrelado por Cillian Murphy estreia nos cinemas nesta quinta-feira (20)

2 min de leitura
AZ
19.07.2023, às 11H56.

Créditos da imagem: Universal Pictures

Novo filme de Christopher Nolan (Tenet), Oppenheimer estreia nos cinemas nesta quinta-feira (20) e mostrará como o cientista J. Robert Oppenheimer criou a bomba atômica que ficou marcada na história da humanidade. Um dos principais momentos do longa é quando o cientista norte-americano realiza o teste que definiria o uso da arma para colocar um ponto final da Segunda Guerra Mundial.

Em entrevista à revista EW, Nolan explicou que reproduzir o momento do teste da bomba atômica era essencial para história que ele queria contar. Ele sabia que a missão de recriar este momento não seria fácil.

"Sempre soubemos que o teste Trinity teria que ser impactante. É o ponto de apoio de toda a história", explicou o cineasta.

Em American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer, livro de Kai Bird e Martin J. Sherwin no qual o filme foi baseado, os autores descrevem como a explosão do teste Trinity resultou em luz branca preenchendo o céu a tal ponto que um dos outros cientistas presentes pensaram momentaneamente que "algo deu errado" e que o mundo inteiro "pegou fogo".  Era este sentimento que Nolan queria recriar em Oppenheimer.

"Quando terminei o roteiro, uma das primeiras pessoas a quem mostrei o roteiro foi meu supervisor de efeitos visuais [Andrew Jackson].Eu queria tirar o CGI da mesa e ver se ele poderia criar metodologias do mundo real para produzir o efeito da primeira explosão atômica", acrescentou.

Nolan também pediu a Jackson que tentasse mostrar os processos de pensamento de Oppenheimer, que seriam retratados no filme por meio de imagens abstratas, mas espetaculares. "Eu queria tentar olhar para a mente de Oppenheimer com imagens simbólicas e visualizações do mundo quântico. Andrew Jackson entende o mundo do computador, mas também entende o mundo analógico. Ele é maravilhoso com isso. E então ele passou meses e meses e meses fazendo todos esses experimentos e descobrindo todos esses métodos - alguns muito, muito pequenos e microscópicos, e outros absolutamente colossais."

***

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.