A diferença é que O Senhor dos Anéis começou a ser vendido numa terça, enquanto Harry Potter chegou às lojas num sábado, dia mais propenso ao comércio. Antes dos dois mega-sucessos de 2001, o recordista de vendas no dia de estréia era Titanic, com 1,1 milhões de cópias.
Outra prova de que a magia do Um Anel está longe de terminar foi a imensa fila formada ao redor de todo o quarteirão onde se situa a comicshop Forbidden Planet, no centro de Londres. Os fãs ficaram horas na fila para conseguir um autógrafo do ator Christopher Lee (Saruman), convidado da loja para promover o lançamento.
No Brasil, a Telefônica comecou a vender cartões telefônicos estampados com personagens e cenas do filme. Ao todo foram produzidos 3 milhões de cartões em 12 diferentes versões.
O DVD também é a mais recente vítima da pirataria por todo o mundo. Os discos de A sociedade do Anel já pode ser encontrados facilmente num passeio casual pelo centro de São Paulo, numa versão em três DVDs, acondicionada na tradicional caixa com rótulo mal impresso. O preço, é claro, está bem abaixo do produto legal e a qualidade deve acompanhar, principalmente se forem levadas em conta as descrições que já andam pela Internet de discos encontrados em outros países, com legendas com erros de tradução e ortografia, conteúdo truncado ou inexistente, seguidos quase sempre pelo "sumiço" do vendedor. O problema já havia atingido outros títulos, como Star Wars: Episódio II - O Ataque dos Clones, que chegou às ruas antes da estréia nos cinemas brasileiros.
Nos Estados Unidos, Homem-Aranha já foi eleito o DVD mais copiado do mercado, e em países como a África do Sul as autoridades reconhecem que cerca de 35% do mercado de DVDs é ocupado por cópias ilegais.
Leia mais sobre O Senhor dos Anéis. Clique aqui.