Filmes

Notícia

O Mistério do Samba

Documentário produzido por Marisa Monte homenageia a Velha Guarda da Portela

28.08.2008, às 16H00.
Atualizada em 01.12.2016, ÀS 01H05

Mistério, a rigor, não há muito. Trazer à tela velhinhos que têm histórias para contar, com bom humor e memória excepcional, e música da boa para cantar é suficiente para fazer um documentário de arrasar corações. Foi assim com o cubano Buena Vista Social Club (1999), por exemplo. E é o que move o nacional O Mistério do Samba, nova empreitada de Marisa Monte, aqui agindo como produtora.

Adepta a resgates musicais desde o começo da carreira, Marisa foca aqui a Velha Guarda da Portela, sua escola de samba de coração, formada por gente da época em que "de coração" realmente queria dizer algo a mais no universo do carnaval carioca. O filme é resultado final de um trabalho hercúleo da cantora, ao lado dos diretores Lula Buarque de Hollanda e Carol Jabor, e filhote direto de Tudo Azul, álbum produzido por ela que eternizou a Velha Guarda em estúdio, em 1998.

O Mistério do Samba acompanha o trabalho realizado por Marisa na época, quando remexeu nos baús da comunidade à cata de sambas que só haviam sido registrados em gravações caseiras. Mas se o disco serviu para eternizar a arte dos portelenses, o documentário se esforça em retratar, mais que a história da escola, os personagens e seus causos. Tanto que a cantora, apesar de força motriz dos acontecimentos, guarda seu brilho para o papel de coadjuvante de luxo, ao lado de Zeca Pagodinho e Paulinho da Viola.

O filme não tem nada de biográfico, nem pretende ser um retrato definitivo. O que aparece na tela é um registro apaixonado pelas grandes personalidades da escola, sem grandes firulas, simples e forte como seus retratados. Daí se seguem histórias como de Argemiro Patrocínio e Jair do Cavaquinho (que gravaram discos graças à cantora e faleceram nos últimos anos) ou das tias Doca, Surica e Eunice, mulheres-chave da comunidade, na cozinha e no coro de fundo.

Pode ser clichê dizer que O Mistério do Samba já nasce filme dos mais importantes, em um país com registro tão falho das épocas de ouro da sua cultura popular, mas é a mais pura verdade. Quem gosta do gênero tem aqui um prato cheio, daqueles de sair do cinema com a alma lavada. E, ao ver a roda de samba registrada na última cena, com os membros da Velha Guarda dançando o miudinho com a idade avançada que têm, entender por que quem não gosta de samba é doente do pé.







mistério do samba

mistério do samba