Criados por Saul Bass, os cartazes não utilizados de O Iluminado, mostram que o perfeccionismo de Stanley Kubrick não se estendia ao marketing do filme (via Open Culture e DesignBuddy). Até chegar a versão final, em que um rosto de espanto, feito de pequenos pontos, parece preso ao título do filme, o diretor rejeitou diversas versões, sempre preocupado se arte venderia o filme da maneira certa para o público. Veja, abaixo, os cartazes recusados e acesse o DesignBuddy para ler as cartas trocadas entre o diretor e o designer.
Veja as maiores aberturas de filmes criadas criadas por Saul Bass
"Não gosto da arte, o hotel parece estranho. Além disso a arte ficou muito espalhada (...)/ Não gosto dos pontos para o logo. Não ficará bom pequeno, mesmo do tamanho acima é difícil de ler".
"Labirinto muito abstrato e muita ênfase no labirinto".
"Muita ênfase no labirinto. Não acho que devemos usar o labirinto nos anúncios".
"Parece ficção científica. / Difícil de ler mesmo deste tamanho".
"A mão e a bicicleta são muito irrelevantes. O título fica ruim pequeno, parece que faltou tinta na parte da luz".
Versão final