Em 2003, a Paramount Pictures e a Cruise/Wagner Productions contrataram o escritor e diretor Keith Gordon (Amor maior que a vida) para roteirizar o romance de ficção científica O Fim da Eternidade, de Isaac Asimov. O projeto nunca saiu do chão e, cinco anos depois, os direitos passaram à New Regency - que agora contrata um diretor.
E dos bons. Kevin Macdonald, diretor de O Último Rei da Escócia que tem conseguido elogios com State of Play, fechou com a produtora - cuja ideia era achar um diretor e só depois contratar um novo roteirista.
A história do livro mostra Andrew Harlan, operário de uma organização encarregada de manter a ordem na história da humanidade. Faz parte do trabalho dos Eternos o processamento de pequenas mudanças no Tempo para equilibrar eventos históricos. Entretanto, numa missão de rotina, Harlan se apaixona por uma mortal, Noys. O sentimento é proibido aos Eternos e ele terá que aplicar todo o seu conhecimento e treinamento para preservar seu amor, mesmo que isso signifique a ruína de tudo no que acredita.
Antes de se embrenhar em Asimov, Macdonald dirige para a Focus Features o misto de drama e ação Eagle of the Ninth, com Jamie Bell e Channing Tatum, ambientado nos tempos do Império Romano.