Um autor francês está processando a Disney e a Pixar sob a alegação de que Procurando Nemo é um plágio de seu livro infantil Pierrot Le Poisson Clown (algo como "Pierrot, o peixe palhaço").
Franck Le Calvez afirmou, em entrevista à CNN, que registrou sua história no órgão de proteção de direitos autorais francês em 1995. Depois disso, tentou vendê-la a estúdios de animação. Como não foi bem sucedido, resolveu transformá-la em um livro infantil ilustrado. Em 2002, Pierrot chegou às livrarias e sua primeira edição foi esgotada em um mês.
O livro de Le Calvez conta a história de um peixe palhaço que, como Nemo, mora em uma anêmona rosa e tem um de seus pais engolidos por um peixe-escorpião. A Disney, entretanto, nega a acusação afirmando que Procurando Nemo é uma criação totalmente independente. Além disso, a empresa alega que o filme foi finalizado ao mesmo tempo que o livro de Le Calvez era publicado. Mas o advogado do autor francês rebate dizendo que o "plágio" pode ter ocorrido por meio de algum estúdio francês para o qual o roteiro foi oferecido anos antes.
O autor francês comentou ainda que percebeu que havia algo errado quando a rede de livrarias FNAC retirou seus livros das prateleiras alegando que eram muito parecidos com a versão da Disney. O processo será julgado na corte francesa em 17 de fevereiro.