Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Notícia

Morre Roy Disney

Sobrinho de Walt Disney é figura essencial no estúdio nos anos 80 e 90

EF
17.12.2009, às 13H00.
Atualizada em 17.12.2016, ÀS 04H02

Morreu nesta quarta, aos 79 anos, Roy Edward Disney, sobrinho de Walt Disney. Roy liderou o departamento de animação no período considerado o renascimento dos desenhos no estúdio nas décadas de 80 e 90, com o lançamento de A Pequena Sereia, Uma Cilada para Roger Rabbit, A Bela e a Fera, Aladdin e O Rei Leão.

Bela e a Fera

Criado dentro do estúdio, e com histórias que incluíam ouvir a primeira versão de Pinóquio contada pelo tio antes da produção do filme, Roy era considerado uma conexão com Walt Disney e o padrão de qualidade estabelecido pelo tio.

Ao longo de sua carreira de executivo no estúdio, Roy Disney se envolveu em duas grandes batalhas: a saída de Ronald William Miller, substituído na presidência da Disney por Michael Eisner e Frank Wells, e, anos mais tarde, a retirada do próprio Eisner. Nas duas ocasiões Roy Disney defendeu sua posição sempre com o desejo de manter o legado do estúdio.