Filmes

Notícia

Morre Ray Bradbury, autor de Crônicas Marcianas e Fahrenheit 451

Autor faleceu esta manhã, aos 91 anos

06.06.2012, às 11H31.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H40

Ray Bradbury - autor de Crônicas MarcianasFahrenheit 451, entre outros - morreu esta manhã em Los Angeles, aos 91 anos. A notícia foi confirmada pela família e pelo biógrafo do autor, Sam Weller.

Ray Bradbury

Ray Bradbury

Bradbury nasceu no estado de Illinois (EUA), em 1920, e mudou-se com sua família para Los Angeles no início da década de 30. Sua carreira como escritor começou quando, por conta de problemas na visão, foi liberado do serviço militar na Segunda Guerra Mundial. Inspirado por heróis de ficção científica como Flash GordonBuck Rogers, começou a publicar suas histórias em fanzines em 1938. A primeira coleção de contos, Dark Carnival, foi publicada em 1947 e sua consagração veio em 1950, por conta das críticas positivas de As Crônicas Marcianas. Em 1953, lançou sua obra mais famosa, Fahrenheit 451, em que retrata uma sociedade futurista onde os livros são ilegais.

Com mais de 20 títulos publicados, o escritor recebeu em 2007 uma citação especial do Prêmio Pulitzer por sua "distinta, prolífica e profundamente influente carreira como um incomparável autor de ficção científica e fantasia". Seu trabalho foi adaptado para diversos meios, de histórias em quadrinhos a séries de TV, incluindo a versão para o cinema Fahrenheit 451, dirigida por François Truffaut em 1966, e a minissérie baseada em Crônicas Marcianas estrelada por Rock Hudson, em 1979.

Ao io9, Danny Karapetian, neto do escritor, comentou sobre o falecimento:"Se eu tivesse que declarar algo, seria o quanto eu o amo e sinto a sua falta. Estou ansioso para ouvir as lembranças de todos sobre ele. Ele influenciou tantos artistas, escritores, professores, cientistas, é sempre muito comovente e reconfortante ouvir suas histórias. Seu legado vive em sua obra monumental de livros, filmes, televisão e teatro, mas, mais importante, nas mentes e corações de qualquer um que o tenha lido".

"io9": "Se eu tivesse que dizer algo, seria o quanto eu o amo e sinto a sua falta. Estou ansioso para ouvir as lembranças de todos sobre ele".
"Ele influenciou tantos artistas, escritores, professores, cientistas, é sempre muito comovente e reconfortante ouvir suas histórias. Seu legado vive em sua obra monumental de livros, filmes, televisão e teatro, mas, mais importante, nas mentes e corações de qualquer um que o tenha lido."

Em um vídeo sobre os bastidores de Uma Sombra Passou por Aqui (1969), adaptação ao cinema de The Illustrated Man, Bradbury defendeu a arte e a fantasia como as bases da civilização. Assista: