Filmes

Notícia

Morre o escritor Richard Matheson

Autor de Eu Sou a Lenda era um dos mais consagrados autores de ficção científica do século 20

24.06.2013, às 19H19.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 15H01

Morreu ontem, aos 87 anos, o escritor Richard Matheson, importante autor de clássicos de terror e ficção científica como Eu Sou a Lenda e O Incrível Homem que Encolheu.

richard matheson

Matheson sofria há tempos de uma doença não revelada. Sua filha publicou a notícia no Facebook: "Meu amado pai faleceu ontem, em casa, rodeado das pessoas e das coisas que amava. Ele era engraçado, brilhante, carinhoso, generoso, gentil e criativo".

As histórias sombrias e ambíguas de Matheson serviram de inspiração para gerações de escritores de ficção científica e gêneros afeitos a narrativas "apocalípticas". Ray Bradbury considerava-o um dos mais importantes escritores do século 20, e Stephen King já disse uma vez que Matheson é a maior influência de sua carreira.

Além de ver seus contos e romances transformados em filmes - O Incrível Homem que Encolheu, o Encurralado de Steven Spielberg, Em Algum Lugar do Passado e as versões de Eu Sou a Lenda são os mais conhecidos - Matheson foi um prolífico roteirista da telessérie Além da Imaginação. De lá saíram episódios, baseados em seus contos, que também viraram longa-metragem, como os recentes A Caixa e Gigantes de Aço.