Filmes

Notícia

Morre Michael Winner, o diretor de Desejo de Matar

Entre 30 filmes, britânico assinou também Assassino a Preço Fixo e Scorpio

21.01.2013, às 13H58.
Atualizada em 10.10.2017, ÀS 12H04

Michael Winner, diretor de cinema e colunista do jornal Sunday Times inglês, famoso por ter dirigido os três primeiros Desejo de Matar, morreu aos 77 anos, nesta segunda-feira.

Michael Winner

Michael Winner

A informação foi confirmada pela esposa de Winner, Geraldine. Segundo a BBC, ele já estava doente há meses; na metade de 2012, especialistas em doenças do fígado teriam dado 18 meses de vida para Winner.

Filho de um russo e uma polonesa, expatriados judeus em Londres, Winner estudou Direito e Economia - de acordo com seu site oficial, ele entrou na faculdade aos 17 e se formou prematuramente aos 20 anos. Apaixonado por cinema, começou a trabalhar como jornalista e crítico de cinema, antes de conseguir uma vaga na Motion Pictures Limited em 1956, como roteirista e montador.

Embora tenha assinado mais de 30 filmes, de sátiras a musicais, Michael Winner ficou famoso pelos longas policiais de ação. Dirigiu o Assassino a Preço Fixo original, em 1972, e o cult Scorpio, em 1973, e no ano seguinte comandou Charles Bronson no primeiro Desejo de Matar.

Winner trabalhava no Sunday Times há anos como crítico de gastronomia. Experiências malsucedidas contribuiram para a deterioração do seu estado físico; ao comer um steak tartare, ele contraiu o vírus E coli e foi hospitalizado oito vezes nesses últimos meses de sua vida.