Filmes

Notícia

Morre H.R. Giger, o criador do Alien

Artista surrealista também era conhecido pelas capas de discos

13.05.2014, às 06H51.
Atualizada em 15.11.2016, ÀS 16H02

H.R. Giger, o artista suíço responsável por criar o visual do Alien para o filme de Ridley Scott, faleceu nesta segunda, aos 74 anos. Os ferimentos causados por uma queda seriam a causa da morte.

hp giger

H.R. Giger

alien

Giger ganhou fama com Necronomicon, uma coleção de imagens inspiradas em H.P. Lovecraft. Sua participação em Alien começou em 1975, quando chamou a atenção do roteirista Dan O'Bannon enquanto trabalhava com o cineasta chileno Alejandro Jodorowski numa versão de Duna jamais concretizada. O'Bannon mostrou a Scott o livro Necronomicon e o diretor decidiu adaptar literalmente as pinturas fálicas do suíço para criar o alienígena do filme de 1979.

Giger ganhou um Oscar por Alien e retornou à franquia em 1992 para trabalhar com David Fincher em Alien³. O artista também trabalhou no design de A Experiência (1995) e dirigiu diversos documentários como Swiss Made e A New Face of Debbie Harry.

O trabalho de H.R. Giger também pode ser visto na capa dos álbuns de vários artistas como Brain Salad Surgery (1973), de Emerson, Lake & Palmer, e Koo Koo (1981), de Debbie Harry. No álbum Frankenchrist (1985), o Dead Kennedys usou a pintura Landscape XX (ou Penis Landscape) como pôster, o que levou a banda a ser processada.