Cyd Charisse, estrela da era dos grandes musicais de Hollywood ao lado de Fred Astaire e Gene Kelly, morreu ontem, aos 86 anos, vítima de um ataque cardíaco.
Cyd Charisse
Apelidada de "bela dinamite" por Astaire, Tula Ellice Finklea nasceu no Texas e iniciou a sua carreira como bailarina ainda adolescente nos anos 30. O nome Cyd foi uma alteração do apelido de infância e Charisse era o sobrenome de seu primeiro marido, um professor de balé. Sua estréia no cinema aconteceu em 1943 ao lado de Don Ameche em Something to Shout About.
A fama chegou ao lado de Gene Kelly quando a dupla dançou o número Broadway "Melody Ballet" em Cantando na Chuva. Ao lado de Astaire, protagonizou outro clássico ainda hoje reverenciado, A Roda da Fortuna.
Embora tivesse pouco mais de 1,70m, Charisse ficou conhecida por suas longas e belas pernas. Segundo a própria atriz, sempre que ela fazia um levantamento numa cena os censores do estúdio subiam em escadas para ter certeza de que seu corpo estava devidamente coberto. Em 1952 a dançarina fez história quando uma companhia de seguros aceitou uma apólice de 5 milhões de dólares por suas pernas.
Apesar de ter sido parceira dos dois maiores dançarinos do cinema, Charisse sempre se recusou a escolher um favorito, dizendo que comparar Gene Kelly e Fred Astaire era como comparar dois frutos igualmente deliciosos. Ela, no entanto, reconhecia a diferença entre o atletismo de Kelly e o estilo mais refinado de Astaire, e apontava uma semelhança entre os dois: o perfeccionismo.
O fim da era de ouro dos musicais no cinema acabou por empalidecer o estrelato de Charisse, mas ela estava longe de se aposentar. Em 1992, estreou na Broadway aos 71 anos no musical Grand Hotel.