Em entrevista ao SCI FI Wire, Mike Mignola, criador de Hellboy, disse que o segundo filme do personagem lidará com mitologia e folclore, em contraponto ao foco nos monstros e nazistas do primeiro.
Enquanto o primeiro filme misturava monstros de H.P. Lovecraft, os nazis e a coisa dos cientistas loucos, esse novo levará adiante mais os elementos folclóricos da HQ, com os tipos de fadas e coisas do Velho Mundo, explicou o quadrinhista durante a feira Comic-Con que aconteceu em San Diego.
Também roteirista na continuação, em parceria com o cineasta Guillermo del Toro, Mignola acrescentou: Isso é realmente um grande elemento das histórias de Hellboy, e que estava completamente fora do primeiro filme. Então a idéia é que esse seja a segunda metade do mundo de Hellboy. A questão dos mitos realmente marcou a publicação na sua segunda fase, depois da consagração. No caso, as referências da história remetem ao folclore russo, irlandês e japonês: criaturas lendárias que foram banidas do cotidiano e sobrevivem no submundo.
Nós tentamos criar uma história com Roger, o Homúnculo [ser criado em laboratório para destruir o mundo], porque Guillermo adora o personagem, mas não deu certo, então optamos pela rota folclórica, finalizou. Por outro lado, o agente fantasma Johann provavelmente será incorporado à trama.
O estúdio Revolution ainda não divulgou as datas do início da produção.