Filmes

Notícia

MGM pode abrir mão de direitos para viabilizar filmagens de O Hobbit

Credores pressionam, mas executivos do estúdio não querem ceder

05.07.2010, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H04

Peter Jackson negocia para dirigir os dois filmes de O Hobbit, mas o esforço só fará sentido se a MGM conseguir resolver seus problemas de caixa. O estúdio detém parte dos direitos sobre a obra, e produziria os filmes em parceria com a Warner Bros., se não estivesse em dívida com credores e à beira da falência.

hobbit

Como o leilão que definiria o futuro da MGM não deu em nada (os lances dados foram baixos demais para os credores), o estúdio tenta reestruturar suas dívidas mais uma vez e evitar a venda. Segundo o Hollywood Reporter, uma forma de conseguir dinheiro rápido para pagar uma parcela do que deve aos credores seria negociar seus direitos sobre o livro de J.R.R. Tolkien com a WB.

Executivos da MGM querem ter os direitos sob seu poder por mais tempo, mas podem ser forçados a abrir mão para levantar fundos, diz o site. Se a Warner adquirisse mais uma porcentagem dos direitos, poderia financiar os filmes sozinha (uma vez que seu retorno, sem a obrigação de dividir a renda com a MGM, seria maior).

Por enquanto, essa é apenas uma das opções que a MGM tem diante de si. Outra seria os credores liberarem dinheiro para ajudar a pagar o filme (pensando em lucrar futuramente com a bilheteria), mas é improvável que eles injetem ainda mais dinheiro no estúdio devedor.

Credores e executivos da MGM seguem no braço de ferro.