Omelete

Kang Ha-neul em Meus 84 m² (Reprodução)

Filmes

Artigo

Meus 84 m² | Quem estava fazendo o barulho? Entenda o final do filme da Netflix

Filme sul-coreano estrelado por Kang Ha-neul desvenda seus mistérios em clímax eletrizante

18.07.2025, às 14H19.

ATENÇÃO: Spoilers de Meus 84 m² a seguir!

O filme sul-coreano Meus 84 m² chegou à Netflix com uma premissa cheia de mistérios que vai deixar os assinantes roendo as unhas até o finalzinho - mas afinal, quem estava fazendo o barulho que atormentava Woo-seong (Kang Ha-neul) em seu novo apartamento todas as noites? E quem é o verdadeiro vilão da história?

Quem estava fazendo o barulho em Meus 84 m²?

Sey Hyun-woo em Meus 84 m² (Reprodução)

Sey Hyun-woo em Meus 84 m² (Reprodução)

Não é uma resposta tão simples quanto parece. Na sua última meia hora, Meus 84 m² revela que o vizinho de cima de Woo-seong, Jin-ho (Seo Hyun-woo), é na verdade um jornalista frustrado que está armando toda a confusão entre os condôminos para tentar expor o descuido da construtora que ergueu o prédio.

Parte do plano do rapaz envolve fazer barulhos altos que ecoem por todos os apartamentos, se aproveitando das paredes de alvenaria do edifício. Ele consegue fazer isso ao dilapidar as paredes de um dos aposentos de seu apartamento, conectando-as então a um sistema tecnológico complexo, com o uso de vários celulares, a fim de produzir ruídos diferentes que se espalham pelos andares.

Woo-seong, de fato, era parte chave da estratégia de Jin-ho. A ideia era enlouquecer o protagonista a ponto de fazê-lo agredir seus vizinhos e, eventualmente, tirar a própria vida - assim, o jornalista teria uma história apelativa o bastante para chamar a atenção do público para o problema, que ele considera sistêmico, dos baixos padrões de construção nos apartamentos de Seul.

Teoricamente, portanto, o culpado pelos barulhos era Jin-ho. Só que…

Como termina Meus 84 m²?

Yeom Hye-ran em Meus 84 m² (Reprodução)

A última cena de Meus 84 m² sugere que, no fim das contas, Jin-ho não era o maior culpado aqui. Embora ele tenha sem dúvida exacerbado o problema com o seus apetrechos tecnológicos, e manufaturado a revolta dos vizinhos contra Woo-seong, o jornalista também estava de olho em um problema real. 

O prédio onde o filme se passa era mesmo mal construído, de forma que qualquer barulho comum de passos ou conversas em voz alta se espalhava pelos apartamentos. Isso fica claro quando o protagonista retorna para o apartamento, após o confronto final contra Jin-ho e a síndica Eun-hwa (Yeom Hye-ran), e continua ouvindo os ruídos.

No fundo, portanto, a síndica é a grande vilã da história. Durante o clímax do filme, ela admite ter recebido propinas para escolher empresas de construção menos qualificadas para o projeto, e eventualmente Woo-seong encontra registros ilegais de beneficiários desses esquemas, junto a contratos de compra de apartamentos subfaturados por proprietários riquíssimos, como ela.

Acontece, é claro, que o protagonista escolhe queimar todas as evidências ao invés de denunciá-las - sua preocupação, no final, é só com recuperar o próprio apartamento, e não desmontar o esquema de corrupção. Meus 84 m² termina então de forma irônica, com Woo-seong percebendo que não terá paz dentro da casa que lutou tanto para conseguir.

Com direção e roteiro de Kim Tae-joon (Na Palma da Mão), Meus 84 m² já está disponível para streaming pela Netflix.