Filmes

Notícia

Memórias de uma gueixa é proibido na China

Memórias de uma gueixa é proibido na China

02.02.2006, às 00H00.
Atualizada em 09.11.2016, ÀS 02H00
As autoridades chinesas proibiram a exibição no país de Memórias de uma gueixa. A razão alegada para a censura foi o receio de que o filme possa reabrir antigas feridas de guerra, aumentando o sentimento anti-nipônico chinês.

A decisão foi divulgada apenas uma semana antes da estréia do filme por lá, o que deve ter causado enorme impacto nas expectativas da Sony para a produção. Afinal, até o momento, Gueixa apenas empatou seu orçamento de 85 milhões de dólares mundialmente.

Outra grande esperança do estúdio para o filme era o Oscar, mas a produção emplacou apenas prêmios técnicos - como direção de arte e figurino - e não entrou nas categorias principais, que costumam arrastar o público aos cinemas.

Memórias de uma gueixa estréia amanhã no Brasil. A crítica do Omelete será publicada dentro de algumas horas.

Dirigido por Rob Marshall (Chicago), o longa mostra a trajetória da jovem Sayuri (Zhang Ziyi, de O tigre e o dragão), uma linda órfã levada da vila de pescadores onde morava para a cidade grande, onde aprende os milenares costumes das gueixas com Mameha (Michelle Yeoh, de O tigre e o dragão), sua elegante e experiente mentora. Ken Watanabe (O último samurai) viverá um poderoso executivo pelo qual a jovem Sayuri se apaixona - algo proibido para as mulheres de sua profissão, segundo o restrito código pelo qual elas vivem.