Ja Tecson/Airbnb/Divulgação

Filmes

Entrevista

Matthew Lillard relembra Scooby-Doo: “Experiência mais difícil da carreira”

Ator agora é anfitrião de ação da Airbnb para comemorar 20 anos do live-action

14.06.2022, às 06H00.

Como é ter um melhor amigo de CGI? Matthew Lillard é uma das poucas pessoas do mundo que pode responder a essa pergunta - exatamente 20 anos atrás, em 2002, ele encarnou Salsicha no live-action de Scooby-Doo, atuando ao lado de um cachorrão digital, um desafio que ele define ao Omelete como o maior da sua carreira.

A maioria dos filmes com um elemento de CGI... Você pode correr de um dinossauro em Jurassic Park, e é uma ação unidimensional em relação a algo que não está lá”, explica. “É mais difícil quando o ‘algo que não está lá’ é o seu melhor amigo, o protagonista do filme. Além disso, todo mundo tem expectativas sobre como deve ser a relação de Scooby e Salsicha, então havia um pouco de pressão”.

Lillard acredita, inclusive, que acertar o tom da amizade dos protagonistas foi essencial para o sucesso do filme nas bilheterias (foram mais de US$ 275 milhões ao redor do mundo), e o contínuo amor dos fãs duas décadas depois. O responsável por isso, segundo ele? James Gunn, que escreveu o roteiro de Scooby-Doo anos antes de assinar Guardiões da Galáxia e O Esquadrão Suicida.

Há algo sobre o tom que ele usou, sobre o quão bem ele conhece aqueles personagens. Ele conseguiu capturar aquela sensação de que os mistérios que eles investigam são arriscados, mas ao mesmo tempo os personagens são melhores amigos que só querem se divertir”, reflete o ator.

Uma experiência nostálgica

Ja Tecson/Airbnb/Divulgação

O novo projeto de Lillard, aliás, é uma comemoração dos 20 anos de Scooby-Doo. Em parceria com o Airbnb, ele será anfitrião de uma experiência especial para os fãs, que poderão passar uma noite na Mystery Machine, a clássica van da turma de Scooby, estacionada na costa da Califórnia.

Rever a van foi emocionante”, conta ele, que gravou conteúdos especiais para os hóspedes que comprarem a estadia. “Quando eu cheguei no set, a equipe toda teve um momento de pausa, parecia algo importante. Eu tive um momento sozinho com a van, porque nos últimos 20 anos eu só a vi uma ou duas vezes, em eventos especiais. Foi como encontrar um velho amigo”.

Na experiência do Airbnb, fãs poderão aproveitar não só a decoração completa da Mystery Machine, como também muitos lanches temáticos aprovados por Scooby e Salsicha e, é claro, uma sessão especial do live-action de 2002. “Há um elemento de nostalgia muito forte. Os fãs do filme, e mesmo os fãs do desenho animado, vão realmente se divertir com isso”, promete Lillard.

Crianças e adultos têm crescido com esses personagens há 50 anos. Scooby-Doo em geral, para muitas pessoas, é o primeiro contato que elas têm com uma narrativa”, diz ainda. “É sobre melhores amigos tentando salvar o dia, e no fim das contas o monstro que eles achavam muito aterrorizante era só um homem mascarado”.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.