Mamma Mia! é a história de uma noiva cuja busca pelo pai a leva a três homens do passado de sua mãe. O musical, que estreou em Londres há quase dez anos já foi visto por mais de 24 milhões de pessoas em todo o mundo. A idéia da produção partiu de Judy Craymer, mas, Bjorn Ulvaeus rejeitou a proposta em 1987. Craymer continuou a pressionar o músico por doze anos até que Ulvaeus aceitou a proposta e Mamma Mia! estreou no West End em 1999. A produção reúne 22 músicas do Abba, incluindo "Dancing Queen", "Take a Chane On Me" e "The Winner Takes it All". Além de Londres, o musical foi exibido em 130 cidades pelo mundo.
Mamma Mia! será produzido pela empresa de Hanks, a Playtone, e Craymer, depois de rejeitar propostas do cinema por anos, será a co-produtora. A empresa de Hanks já trabalhou antes com o teatro, produzindo a adaptação da peça Casamento Grego para o cinema.
Apesar da peça não contar com nomes famosos, o elenco da versão cinematográfica de Mamma Mia! deve incluir alguns nomes de peso, capazes de garantir a bilheteria. Tradicionalmente, o público de cinema fora dos Estados Unidos não é grande amante de musicais, posição que mudou um pouco recentemente com o sucesso de Moulin Rouge e Chicago, mas o gênero ainda é visto com desconfiança, principalmente pelo público masculino.
Mamma Mia! atualmente está em cartaz em 115 cidades pelo mundo.