A idéia para a película partiu do produtor Mike Menchel, que a desenvolveu quando uma de suas filhas apontou na televisão o laço estreito de uma tartaruga centenária e um filhote de hipopótamo resgatados do mar da Índia durante o tsunami de dezembro de 2004 (veja a foto do par ao lado). Menchel, da Relevant Entertainment, levou a premissa a Roger S.H. Schulman (co-roteirista de Shrek), que então transformou-a numa história de afeto animal. Nela, um velho tartaruga macho primeiro decide adotar o hipopótamo porque o mamífero, todo fofinho, atrai as tartarugas fêmeas. Em seguida, desenvolve sentimentos paternos e se arrisca numa jornada até a África para levar o filhote para casa.
Dykstra comentou ao Hollywood Reporter que um dos maiores desafios aqui, tanto tecnológica quanto narativamente, será criar a onda gigante na tela. O tsunami é um componente crítico no contar dessa história. É uma questão muito sensível na trama, disse.
Diretor de As Crônicas de Narnia para a mesma Walden Media, Andrew Adamson negocia para ser o produtor de Tortoise and Hippo. Os animais no filme serão estilizados como os seres de Narnia. O estúdio pretende lançar o filme em 2007. Enquanto isso, a Relevant monta uma parceria com a divisão infantil da editora Penguin Books para publicar, simultaneamente ao filme, uma versão em livro ilustrado.