Como Ferrell foi integrante do Saturday Night Live, logo imaginamos um elenco secundário forrado de ex-colegas, como acontece nos filmes de Adam Sandler e Rob Schneider, por exemplo. Errado. Dois nomes de peso se vincularam ao projeto na sexta-feira: Kirsten Dunst (Wimbledon - o jogo do amor, Homem-Aranha) e Jack Black (O amor é cego, Escola de Rock).
O produtor da série de TV, Marty Krofft, falava a uma rádio em Orlando sobre o lançamento de um DVD dO Elo perdido, mas acabou soltando a novidade. Disse também que o filme deve utilizar o mínimo de efeitos especiais, para que o visual tenha aquela aura tosca das maquetes e do chroma-key setentista.
Na história, o guarda florestal Rick Marshall e seus dois filhos são pegos por um vortex temporal enquanto canoavam no Rio Colorado. Começa então a aventura da tradicional família transportada até a Era dos Dinossauros.
Chris Henchy, escritor de sitcoms, e Dennis McNicholas, roteirista do SNL por nove anos, foram contratados para escrever o longa, que será dirigido por Adam McKay - com quem Ferrell já trabalhou em O Âncora - A lenda de Ron Burgundy.