Filmes

Artigo

Jumanji: Welcome to the Jungle | Novo filme precisa acertar tom do humor para dar certo

Assistimos ao trailer do longa e revelamos detalhes da trama

26.06.2017, às 18H01.
Atualizada em 26.06.2017, ÀS 20H01

A convite da Sony, o Omelete já assistiu ao primeiro trailer de Jumanji: Welcome to the Jungle, a continuação do filme homônimo de 1995. As cenas, que parecem ser as mesmas exibidas na CinemaCon em março pela descrição previamente divulgada, revelam a trama do longa e detalham os personagens, além de garantir que o filme chega atualizado, trocando o antigo jogo de tabuleiro por um videogame.

A continuação retorna ao universo de Jumanji, mas inverte o caminho. Em vez de trazer o jogo novamente para fora do tabuleiro 26 anos depois, Welcome to the Jungle leva os personagens para dentro da selva, seguindo o caminho feito por Alan Parrish (Robin Williams) no filme original.

Quatro adolescentes acabam sendo enviados para a detenção e sua punição é limpar o porão da escola onde estudam. Os personagens vividos por Alex Wolff, Madison Iseman, Morgan Turner e Ser’Darius Blain encontram um Super Nintendo que já está com um cartucho: o jogo Jumanji. Ao ligar o console, os quatro devem escolher um personagem para representá-los no jogo e, respectivamente, decidem por Dr. Smolder Bravestone, Prof. Shelly Oberon, Ruby Roundhouse e Moose Finbar.

A ideia do filme é basicamente colocar os personagens em posições inusitadas e desconhecidas, criando a comédia em cima disso. Então, o personagem de Wolff que é o nerd estudioso se transforma no musculoso Dwayne Johnson, enquanto a patricinha popular de Iseman vira o desengonçado Jack Black, a nerd estudiosa de Turner se transforma na atraente Karen Gillan e o atleta de Blain vira o pequeno Kevin Hart.

Assim como Anjos da Lei, CHiPs e tantas outras adaptações de séries para o cinema dos últimos tempos, a ideia do novo Jumanji também é focar na comédia, deixando o elemento de suspense do original de lado. Desde o primeiro momento do trailer fica claro que o filme vai manter o lado aventuresco do filme de 1995, mas com muito mais humor. Uma das cenas exibidas no trailer, por exemplo, mostra Gillan questionando a escolha de vestimenta da sua personagem para a selva.

Conforme uma ótima cena explicativa protagonizada pelo excelente Rhys Darby detalha, cada personagem tem três vidas e eles devem conseguir levar uma pedra especial de volta ao seu lugar de origem para vencer o jogo. No caminho, o grupo encontra diversos obstáculos, incluindo animais perigosos em uma bela homenagem ao original, além do vilão de Bobby Cannavale. Não é revelado muito sobre o personagem, mas ele parece ser um forasteiro que acabou preso ali, história que pode acabar se desenvolvendo de forma interessante no restante do longa. O personagem ainda traz consigo diversos capangas, que têm como objetivo impedir a pedra de chegar ao destino final.

Welcome to the Jungle certamente terá mais ação do que o primeiro filme, mas precisará se calcar muito bem na comédia para dar certo. Por mais que haja uma lição de moral ao final - nesse caso, deve ser algo como “tudo é possível se você acredita em si mesmo” -, a galhofa precisa ser o mote central ou a tentativa de reviver Jumanji pode acabar falhando.

Jumanji retorna aos cinemas brasileiros em janeiro de 2018.