Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Filmes
Notícia

J.K. Rowling vence mais uma disputa judicial de acusação de plágio

Assim como tribunal em Londres, nos EUA também julgaram comparação com Willy the Wizard improcedente

EF
09.01.2011, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 14H14

J.K. Rowling, a autora da série Harry Potter, venceu mais uma acusação de plágio. O processo, desta vez, foi iniciado pelos administradores do espólio do escritor Adrian Jacobs, autor de Willy the Wizard.

willy the wizard

Segundo o processo, Jacobs enviou seu manuscrito a Christopher Little, agente da editora Bloomsbury, que o rejeitou. Willy the Wizard acabou sendo publicado por uma editora menor em 1987, dez anos antes de Little aceitar o manuscrito de Rowling e a Bloomsbury publicar o primeiro Harry Potter.

A acusação, feita em 2004, dizia que Rowling havia copiado elementos do livro de Jacobs no enredo de Harry Potter e o Cálice de Fogo. Entre os pontos que seriam semelhantes estavam a competição entre magos, o uso de reféns humanos e de trens como forma de transporte. Além de uma indenização, o processo exigia a suspensão das vendas do quarto volume da série de Joanne Rowling. Num toque adicional de drama, o espólio de Jacobs divulgou que o autor morreu pobre após perder todo o seu dinheiro numa crise da Bolsa nos anos 1990.

Em resposta ao início do processo, a Bloomsbury divulgou um comunicado dizendo que Rowling jamais havia visto, lido ou ouvido falar do livro de Jacobs. A editora também apontou que Willy the Wizard teve pequena distribuição e que a história escrita por Jacobs não tinha uma escola de bruxos como ponto central.

O processo foi encerrado após o judiciário dos EUA considerar as acusações sem mérito. A sentença final declara que o contraste entre os dois livros é muito grande e qualquer comparação é forçada. O caso já havia sido examinado em outubro em Londres, onde o plágio também foi considerado improvável.