Foi o que Abrams contou à MTV estadunidense. Ainda é muito cedo para decidir, porque ainda há muito a fazer, mas estamos todos muito empolgados com o projeto. Posso dizer que a história é incrivelmente bacana. Para ser honesto, eu não era muito fã dos últimos longas produzidos na série. Gostei deles, mas este aqui que estamos fazendo é o filme que me deixaria esperando na fila do cinema na hora da estréia, diz.
Ao TV Guide, o ensaboado produtor foi evasivo ao falar também do elenco, se será composto por astros ou desconhecidos. A todo mundo ele só repete que a história está ficando ótima, ainda que, ao TrekMovies, quando perguntado sobre a escolha do diretor, tenha se contradito ao dizer que não viu o roteiro ainda. [Escolher se dirigirá] é uma daquelas coisas das quais quero ter certeza absoluta se sou a pessoa certa para o cargo. Não vou me comprometer com nada que eu não tenha certeza de poder realizar como deve ser realizado, disse na mesma entrevista.
A pré-produção pode começar em janeiro e as filmagens, de fato, ficariam para abril e maio de 2007. A Paramount visa lançar Star Trek XI na metade de 2008. Bryan Burk, Alex Kurtzman e Roberto Orci são os produtores executivos, ao lado de Damon Lindelof (Lost) e Abrams. O roteiro é de Kurtzman e Orci.
Paralelamente, já começou a pré-venda da caixa com 4 DVDs de Star Trek: The Animated Series, série animada que teve 22 episódios produzidos nos anos 70. Encomende aqui (a procura está alta e a compra pode ficar indisponível por alguns dias).
(o)gradecimentos: Gustavo Leão e Fernando Penteriche